sexta-feira, 5 de março de 2010

As verdades sobre os blogueiros e seus leitores

O fato de tornar aquilo que é do seu interesse em conteúdo que agrade e atraia visitantes que buscam algo em comum com o que foi publicado pode ser definido como a arte de blogar.

Um blog pode alcançar sucesso de duas formas claras e clássicas, a primeira através de um número elevado de acesso por um simples post ou pelo material publicado acessível para todo tipo de usúario/leitor, já a segunda forma é por meio da mítica e ilusória blogosfera que é nada mais que networking visível aos olhos dos meros leitores. Com isso o sucesso alcançado pelos blogueiros pode ocorrer também em dupla mão. O primeiro é o retorno financeiro obtido através de propagandas on-line ou até a venda de produtos exclusivo do blog e o segundo e mais importante é a inflação da celebridade instantânea dos blogueiros.


O ego (entenda aqui e aqui o porque deste post) da nova classe de produtores de conteúdo muitas vezes fica escondido atrás de avatares que servem apenas para revelar o lado
ignorante de um cara que trás para o público apenas meia dúzia de termos geeks em forma de postagem ou então um novo viral que fará um punhado de internautas não desgrudarem da tela do computador. E digam, isso é motivo para agirem como celebridades?

Todo mundo tem acesso a rede, ou grande parte, e todos sabem que copiar a URL de um vídeo e jogar em uma plataforma pronta não é nem um bicho de sete cabeças ou algo que exige um conhecimento muito amplo da área. A internet é para todos, para os que produzem e os que consomem informação.

A maioria dos blogueiros deveriam saber que para um leitor não há nada mais gratificante que discutir sobre aquilo que foi lido ou visto diretamente com quem o postou.


O Twitter seria então a ferramenta para que haja essa interação entre público e autor? Não, pelo menos a tática não funciona com os blogueiros mainstream de hoje.
Basta um layout cool e uma entrevista na mídia comum, ou então um videocast feito no quarto contando as aventuras que podem ser vividas por qualquer um que habita este solo e pronto, desenrola-se o tapete vermelho e o que resta a você leitor/usuário é alfinetar o ponto fraco do blogueiro ou então dar RT aos montes esperando que algum sinal de vida surja. Isso é interação? Sem falar que as chances de acontecer um
block são imensas.

A celebridades, ou melhor, as estrelinhas da internet infestam o cenário, mas a verdade é que não precisamos de representações. A mesma ferramenta que te dá o poder está ao alcance de todos caro amigo do blog ao lado.

Ainda preferimos o seu mas assim como sua fama, seu conteúdo é potencialmente instantâneo e essa diferença entre os iguais podem estar com os dias contados.


Crie coragem e comente. Sua opinião é importante para nós os autores do PopNutri.

Dmitry disse...

Faço parte da massa de pessoas que tem um blog para distribuir conteúdo e para mim o "tapete vermelho" nunca apareceu.

Acho que o motivo de tanta agressividade por parte de alguns blogueiros famosos é o mesmo que pode ser conferido nos comentários que vemos em blogs. O anonimato da net dá coragem às pessoas para que façam e digam coisas que no mundo real, cara a cara, não seriam feitas ou ditas.

Se alguns se sentem celebridades, problema deles. Quando um grande número de pessoas pararem de simpatizar com eles, mudarão de "canal".

No caso específico do Cardoso, o público dele gosta e se diverte com a sua grosseria, faz parte do personagem criado. Mesmo que ele seja um pouco ranzinza ou antipático na vida real, agora esta É a cara dele e se a atitude dele mudar, seu público poderá abandoná-lo.

Como existem inúmeros blogs e pessoas, basta lermos e seguirmos quem nos agrade. Opção não falta.

Abraços

Murilo Andrade disse...

Concordo com tudo, cara. Se achar celebridade? Se eu perguntar na rua quem é Cardoso ninguém sabe. A blogosfera é um ovo.

Postar um comentário

Faça seu comentário, deixe sua crítica, dúvida ou alguma sugestão.

Os comentários deste blog são moderados.
Não serão aceitos os comentários que façam propagandas (SPAM), que ofendam os autores do blog ou marcas citadas no post.

  ©Template Original por Dicas Blogger

  ©Modificado por Rodolpho Zippo

TOPO