segunda-feira, 12 de maio de 2008

Curiosidades dos diferentes hábitos alimentares

A alimentação está diretamente ligada à questões culturais e antropológicas, pois inicialmente, quando o homem passou a cultivar seu próprio alimento, a idéia principal era estabelecer seu grupo numa área que tivesse os recursos básicos para sua sobrevivência e não havia nenhum conhecimento sobre os nutrientes e seus benefícios para a saúde.
As diferentes regiões contribuíram ou não para o cultivo de determinadas culturas, dependendo do clima e do solo. Daí as pessoas foram desenvolvendo a alimentação típica, estando presente em seus hábitos, o consumo de alimentos que estavam disponíveis em maior quantidade na sua região.
A alimentação está ligada também á costumes religiosos, que é o que podemos ver à seguir:

Judeus: não comem carne de porco, todas as carnes e aves domésticas, devem ser abatidas com o ritual "Kosher"e salgadas durante uma hora, os peixes permitidos são os que têm barbatanas e escamas.

Católicos: abstêm-se de carne de mamíferos nos dias considerados sagrados, como sexta-feira santa e quarta-feira de cinzas por exemplo, e consomem peixe que é o alimento símbolo do cristianismo.

Gregos Ortodóxos: não fazem o uso de carne, peixes, ovos, aves nas sexta e algumas quarta-feiras, durante a primeira e a última semana da quaresma ortodóxa.

Porque isso acontece?

Porque o homem é responsável por cultivar, criar e preparar seus alimentos. Isso envolve esforço, dedicação e também o sacrifício de outras espécies para compôr os ingredientes do seu próprio cardápio.
O homem soube aprimorar os alimentos segundo seu modo de vida, cabe a nutrição estudar os efeitos da alimentação nos aspectos ligados à manutenção da saúde através do que se come.

Imagens: BBC Brasil, Tlig, Dominus Vosbiscum

Comentem e compartilhem conosco sobre o que estão achando do PopNutri. As dúvidas, as suas críticas e também as sugestões são importantes para a melhoria do blog.

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Faça seu comentário, deixe sua crítica, dúvida ou alguma sugestão.

Os comentários deste blog são moderados.
Não serão aceitos os comentários que façam propagandas (SPAM), que ofendam os autores do blog ou marcas citadas no post.

  ©Template Original por Dicas Blogger

  ©Modificado por Rodolpho Zippo

TOPO