segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Homens “são melhores” em resistir ao um bom prato de comida do que as mulheres

Hoje trago uma novidade do mundo “acadêmico” para o mundo real. Direto da BBC Brasil para nós mortais. Essa notícia é um pouco velha (20 de janeiro), mas quis compartilhar com todos que são interessados pela temática proposta pelo blog.

"Em uma experiência realizada em Nova York, pesquisadores pediram a um grupo com 23 voluntários que não comessem por um dia. Após esse período, em uma série de testes, exames revelaram que os homens apresentaram muito menos atividade em regiões do cérebro associadas ao desejo por comida do que as mulheres."

(Homem que é homem só saber ficar pensando em mulher, cerveja, futebol e olhe lá)


O Estudo

Todos os voluntários - dez homens e 13 mulheres - tinham peso considerado normal e haviam permanecido em jejum por pelo menos 20 horas antes de ter seus cérebros monitorados. Antes do primeiro exame, os participantes foram colocados diante de seus pratos favoritos - como pizza, bolo de chocolate e costela na brasa -, aquecidos para produzir aroma e gosto agradável.

(Grande sacanagem, eu queria ser voluntário para isso, e eu com minha fome de gordo não resistiria nem um minuto em devorar a pizza e depois o bolo de chocolate).

Enquanto seus cérebros eram monitorados, os voluntários foram convidados a cheirar, provar, observar e reagir à comida, mas não comê-la.
Em outra sessão de exames, realizada em um dia diferente, os participantes foram orientados a inibir seu desejo pela comida antes de ficarem diante de seus pratos preferidos.
No terceiro dia de exames, nenhum alimento foi apresentado aos participantes. Após receber ordens de resistir ao desejo de comer, os voluntários homens apresentaram muito menos atividade nas regiões do cérebro conhecidas como hipocampo, amígdala, córtex órbito-frontal e striatum.


...

Coloquei apenas uma prévia da matéria publicada. Os especialistas da área criticam a pesquisa pela sua amostragem pequena – eu digo ilusória - que também não é levado em conta as diferenças hormonais.

É claro para as meninas que acompanham o blog não devem ficar com raiva de mim pelas pequenas brincadeiras.

Fotos e veja a reportagem completa em:
BBC BRASIL - Homens resistem melhor a desejo por comida, diz estudo.


Comentem e compartilhem conosco sobre o que estão achando do PopNutri. As dúvidas, as suas críticas e também as sugestões são importantes para a melhoria do blog.

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Faça seu comentário, deixe sua crítica, dúvida ou alguma sugestão.

Os comentários deste blog são moderados.
Não serão aceitos os comentários que façam propagandas (SPAM), que ofendam os autores do blog ou marcas citadas no post.

  ©Template Original por Dicas Blogger

  ©Modificado por Rodolpho Zippo

TOPO