quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Saúde Dental? Como vai a sua?


O consumo de refrigerante, sempre será questionado aqui no Popnutri. Como confiar em uma bebida, cujo ingredientes presentes no rótulo, lembram mais a composição de certos produtos de limpeza, do que algo para ser ingerido por nós pobres mortais, submetidos á péssimos hábitos alimentares, que causam dependência e não tem nenhum valor positivamente nutritivo?
Bom, veremos abaixo que consumir refrigerantes não é realmente nada saudável. Mas e os sucos? Podemos confiar em todos?
Um estudo orientado pela pesquisadora Regina Guenka Palma-Dibb (USP-Ribeirão Preto), aponta alguns alimentos que são verdadeiros fatores de risco a nossa saúde dental.
Refrigerantes com PH muito baixo, ou seja, com alto teor de acidez, independentes de serem à base de cola, danificam a estrutura dentária, ocasionando grande perda mineral, o que acaba desgastando os dentes.

A perda mineral pode ser apenas superficial, mas em alguns casos atinge partes mais profundas na dentição, e ai sim o maior vilão é o refrigerante à base de cola. Mas não apenas ele.
Suco de laranja à base de soja, vem logo atrás do poderoso líquido negro, seguido de sucos que vem em caixinhas para crianças, sendo este último um pouco menos agressivo.
Conclusão: não troque seis por meia dúzia.
O que torna um alimento potencialmente maléfico a saúde nesse caso, é o processo de industrialização que ele sofre.
Os refrigerantes em geral contêm muito aditivos químicos, e o que garante a conservação de sucos industrializados, são esses mesmo aditivos.
Cuidado
• O ácido fosfórico e alguns cremes dentais à base de sílica, também a escovação feita com muita força, podem agravar ainda mais o desgaste dos dentes. Dê preferência às pastas de dente que contém bicarbonato de sódio como abrasivo.
• O ácido cítrico, o mesmo que é encontrado no suco de limão e de laranja é utilizado como conservante em várias bebidas e refrigerantes e também causam problemas dentários, relacionados à perda mineral.
• As crianças merecem uma atenção redobrada nesse caso, pois o hábito de consumir refrigerante começa cedo, lá na infância. Os pais são os responsáveis por garantir a saúde integral dos filhos, e o cuidado com os dentes não deve ser deixado de lado.
• Alimentos como café, suco de uva, vinho e chás, podem causar manchas nos dentes quando consumidos com freqüência. Se o dente já foi restaurado o problema se agrava, pois o material usado na restauração absorve os pigmentos e apenas a famosa “limpeza” não é suficiente para sanar o problema. A solução é restaurar novamente.

Aviso aos fumantes
A Faculdade de Odontologia da UNESP (Araraquara) juntamente com a Faculdade de Odontologia da USP (Ribeirão Preto), através de uma pesquisa, comprovaram a presença de metais pesados na estrutura dentária dos fumantes.
Cádmio, arsênio e chumbo seriam liberados no organismo, à medida que os dentes são danificados, conta o estudo. Só lembrando que o arsênio é conhecido por provocar envenenamento, o chumbo pode provocar danos neurológicos e o cádmio é uma substancia considerada um agente cancerígeno, e afeta o sistema reprodutivo.

Esse é apenas um resumo da reportagem publicada no jornal A Cidade, em 25 de janeiro de 2009, e pode ser conferida na íntegra, clicando aqui.

Fica a dica
Informe-se mais sobre o assunto e fique sempre de olho no rótulo dos alimentos que você consome. Veja se o que os tornam mais gostosos e garante sua maior durabilidade, não constituem fatores de risco à sua saúde e da sua família.
A conscientização começa em casa. Tome essa iniciativa. Até o próximo post.

Imagens em:
Instituto Ahau
Blog da Professora Marilene
Fapesp

BlogBlogs.Com.Br

Gostaria de pedir que comentem no blog e compartilham conosco o que estão achando, as dúvidas, criticas e sugestões.

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Faça seu comentário, deixe sua crítica, dúvida ou alguma sugestão.

Os comentários deste blog são moderados.
Não serão aceitos os comentários que façam propagandas (SPAM), que ofendam os autores do blog ou marcas citadas no post.

  ©Template Original por Dicas Blogger

  ©Modificado por Rodolpho Zippo

TOPO