segunda-feira, 30 de março de 2009

Petisquinho no espaço: Bicho-da-seda

Quando se fala de alimentação apetitosa, realmente, os astronautas não ganham crédito em opinar sobre esse assunto. Não, pelo menos quando estão em suas viagens interplanetárias.
Os profissionais do espaço, por ficarem em lugares muito limitados com condições também limitadas durante o período que passam trabalhando, não tem muita escolha na hora de selecionar o que deverá servir de alimento enquanto estiverem longe de seu ambiente natural.
Aves domésticas, lesmas, peixes e até salamandras eram exemplos, do que poderia compor um menu espacial, mas esses itens apresentavam condições que não favoreciam seu consumo. Por exemplo, galinhas consomem muita ração e precisam de espaço para crescerem e peixes são sensíveis as variações das condições da água.
Porque não incluir então nesse cardápio à la NASA, bichinhos- da-seda? Sim, foi o que concluíram pesquisadores da Universidade de Beihang, em Pequim. Sim, os chineses que já utilizam muitos insetos em suas refeições, afirmam que esses seres se desenvolvem rapidamente e precisam de pouco espaço, pouco alimento e pouca água, para se tornarem parte das refeições intergaláticas, e ainda o que é excretado por eles, servem de fertilizantes para plantas que podem estar a bordo.

Propriedades nutritivas do bicho-da-seda
São extremamntes ricos em aminoácidos fundamentais, como os encontrados na carne de porco. Quanto aos aminoácidos que são encontrados nos ovos e no leite, esses insetos possuem quatro vezes mais em sua composição.

Bom, enquanto os pesquisadores concluem como seria a digestão desses bichos, fica a dúvida: ser ou não ser um astronauta? Antes de tomar qualquer decisão, deixe seu estômago entrar em cena e decidir o que será melhor para o seu futuro nutricional. Mas se você faz de tudo pelo bem da ciência, lembre-se o espaço não é um bom lugar para fazer suas refeições. Até o próximo post.

Fonte:
SCIENTIFIC AMERICAN Brasil

Imagens em:
Saúde Animal
Diferencial

Comentem e compartilhem conosco sobre o que estão achando do Popnutri. As dúvidas, as críticas e também as sugestões são importantes para a melhoria do blog.

1 Comentário:

Gabriela disse...

oi td bom??esperoo q simm
bom queria parabeniza_lo pelo seu blog.
realmente é original!!
abraços
gabi

Postar um comentário

Faça seu comentário, deixe sua crítica, dúvida ou alguma sugestão.

Os comentários deste blog são moderados.
Não serão aceitos os comentários que façam propagandas (SPAM), que ofendam os autores do blog ou marcas citadas no post.

  ©Template Original por Dicas Blogger

  ©Modificado por Rodolpho Zippo

TOPO