quarta-feira, 29 de abril de 2009

Gripe Suína: Comer ou não comer um belo pernil?

Sim, estamos vivendo sob o alerta de nos tornarmos a geração pronta a vivenciar uma possível pandemia de gripe suína. A situação está ficando cada dia mais crítica, o mundo está alarmado.
O PopNutri, não é um blog especializado em saúde e nem tem essa pretensão, mas observando pessoas, digamos assim, um tanto leigas em relação ao vírus H1N1 quanto a sua disseminação, optamos por publicar esse post.

Não jogue carne de porco fora!
Ao ver minha mãe cometendo esse ato devido à falta de informação, não pude me calar, pois muitas pessoas espalhadas ao redor do mundo podem ter essa dúvida quanto ao consumo de carne suína.
Não é para menos. Assistindo uma seqüência de notícias em um telejornal ontem pela manhã, uma primeira reportagem dizia que a contaminação pelo vírus não acontecia através do consumo de carne e outros produtos suínos, logo em seguida, uma outra matéria dizia que países como China, Rússia e Equador já tinham proibido a importação de carne de porco. Foi nessa hora que minha mãe decidiu jogar no lixo o esbelto pedaço de pernil que se encontrava em minha geladeira, alegando que se a Rússia tinha tomado essa medida, quem era eu para contestar o fato de uma possível (ridiculamente impossível) chance de aquela carne representar um risco para saúde da minha família. Parei, olhei e nada pude fazer. O pernil foi direto para o aterro sanitário.

Comendo carne de porco em pleno risco de uma pandemia de gripe suína.
Simplesmente o terrível vírus H1N1, responsável por causar a gripe suína, não resiste a temperaturas altas, assim como a maioria dos microorganismos presentes nos alimentos.
Quando submetemos um alimento a uma temperatura superior a 70° graus, e essa temperatura alcança seu centro geométrico (bem o miolo) pelo tempo correto (2 minutos), eliminamos a maioria das formas de vida que poderiam estar presentes em sua constituição, como vírus e bactérias.
Os fatores tempo e temperatura são importantíssimos, porque são capazes de eliminar ou diminuir o número de microorganismos durante o preparo dos alimentos, garantindo assim uma maior segurança higiênico-sanitária as suas refeições. Ou seja, carne de porco bem cozida, durante o tempo certo, não oferece nenhum perigo para nossa saúde.

Este post é breve mas esperamos que seja útil. Fica mais uma dica do PopNutri para você escapar ileso, senão da gripe suína, mas dos ataques de loucura alimentar da sua mãe. Até a próxima.

Mais em:
Folha de São Paulo
EcoDebate

Update: Gripe suína não é motivo para pânico, dizem especialistas
Update 2:
Gizmodo - Mapa da Gripe Suína

Comentem e compartilhem conosco sobre o que estão achando do PopNutri. As dúvidas, as críticas e também as sugestões são importantes para a melhoria do blog.

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Faça seu comentário, deixe sua crítica, dúvida ou alguma sugestão.

Os comentários deste blog são moderados.
Não serão aceitos os comentários que façam propagandas (SPAM), que ofendam os autores do blog ou marcas citadas no post.

  ©Template Original por Dicas Blogger

  ©Modificado por Rodolpho Zippo

TOPO