segunda-feira, 27 de abril de 2009

H1N1 - O que é a Gripe Suína?

Pessoal do PopNutri, seria impossível fazer um post hoje ignorando o que parece ser uma ameaça para os homens, a gripe suína. Começar essa publicação com uma piadinha também não cairia bem, pois já há o registro de que 149 pessoas possivelmente tenham morrido após contrair a doença.

Entendendo a gripe suína
A gripe suína é causada pelo vírus Influeza A, mais conhecido com H1N1.
Seus sintomas são parecidos com os da gripe comum: tosse, dor de cabeça, febre alta, dores nas articulações, irritação nos olhos, nesse caso apresentando uma maior intensidade de diarréia e vômitos.
A contaminação acontece à partir do contato do homem com o animal infectado e daí o vírus pode ser passado de indivíduo para indivíduo.
Para que a infecção seja diagnosticada é preciso que uma amostra respiratória seja coletada entre os primeiros 4 e 5 dias após o aparecimento da doença e enviada a análise laboratorial.
As pessoas podem transmitir o vírus antes mesmo de começarem a sentir os sintomas, por isso é muito importante que haja alguns cuidados muito simples, mas que podem ser muito eficazes na tentativa de diminuir o risco dessa doença se transformar em uma pandemia.

Alguns cuidados importantes:

1. Lavar sempre as mãos com água e sabão, principalmente depois de tossir e espirrar;
2. Evitar contatos com pessoas contaminadas;
3. Cobrir o nariz com um lenço depois de tossir e espirrar e depois jogá-lo fora;
4. Evitar tocar no nariz, olhos e boca para diminuir o risco de espalhar o vírus.


Uma informação importante:
Não saiam por ai jogando carne e outros produtos suínos fora, pois não é através do consumo desses alimentos que a gripe é transmitida. Toda carne de porco cozida a 70° Celsius fica livre do vírus, pois este não resiste a temperaturas altas.

Ainda não existe uma vacina para humanos capaz de combater o vírus da gripe suína, mas já existem relatos que autoridades estão trabalhando para que essa vacina seja desenvolvida o mais rápido possível.
Drogas com o nome comercial de Tamiflu (zanamivir e oseltamivir) mostram uma certa eficácia no tratamento desse no tipo de gripe, diminuindo a agressividade da infecção.

Tratar esse assunto como uma ameaça para a raça humana não é o que as autoridades do mundo todo devem fazer. Levar em consideração os fatores que temos em mão para tentar diminuir a contaminação da população é a atitude que todos devemos tomar. Desespero não irá resolver o caso. Até o próximo post.

Mais em:
Saiba tudo sobre a gripe suína
Folha de São Paulo

Vale a pena conferir:
Superinteressante: Como a gripe se espalha pelo mundo

Images em:
Gazeta online
Estrela Alimnetos

Comentem e compartilhem conosco sobre o que estão achando do PopNutri. As dúvidas, as críticas e também as sugestões são importantes para a melhoria do blog.

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Faça seu comentário, deixe sua crítica, dúvida ou alguma sugestão.

Os comentários deste blog são moderados.
Não serão aceitos os comentários que façam propagandas (SPAM), que ofendam os autores do blog ou marcas citadas no post.

  ©Template Original por Dicas Blogger

  ©Modificado por Rodolpho Zippo

TOPO