domingo, 26 de abril de 2009

Movimento Blog Voluntário: Blog: a vitrine para os pontos de vistas

Blog Voluntário

Analfabetismo digital
. Para tratar desse assunto devemos levar em consideração uma situação bem fácil de ser identificada e mostra que esse analfabetismo não acontece apenas por falta de conhecimento sobre os recursos digitais e as ferramentas utilizadas na área de informática, ou por falta de uma orientação sobre como utilizar um computador hoje em dia.
Muitas vezes o usuário que tem acesso a redes sociais, sites de relacionamento, serviços de mensagem instantânea e blogs, não precisa ter um conhecimento muito amplo sobre aquilo que ele está usando, afinal de contas, essas plataformas oferecem em apenas um botão, geralmente identificado pela palavra “adicionar”, a opção de disponibilizar fotos, imagens, textos e até mesmo aquilo que está sendo acessado por ele próprio na rede.
A falta de informação, aliada ao acesso facilitado a tais serviços digitais, geram uma quantidade incalculável de material disponibilizado na rede que não apresentam qualquer idéia relevante ou inovadora.

Blog: a vitrine para os pontos de vistas

Quando se tem em mente a criação de um blog, antes de qualquer coisa é importante que fique claro que a visão que os leitores terão sobre o determinado assunto, será construída a partir daquela que lhe foi apresentado.
Ninguém se preocupa em analisar algo sem relevância, ou de certa forma, extremamente aleatório, como se estivesse “jogado” ali sem propósito algum.
Durante o processo de idealização de um blog, é importante que se pense em um contexto para apresentar um determinado tema e uma maneira atrativa de disponibilizá-lo.
Esste conteúdo deve ser embasado de um conhecimento significante sobre o está sendo levado em questão, e que seja também em outras situações, persuasivos e de um certo modo, que desperte a curiosidade do público.
Se o blog partir de uma idéia autobiográfica, que seja uma publicação bem construída, levando em consideração as diversas formas estruturais de um texto e que tenha um bom argumento.
Quanto à aparência de um blog, está deve estar sempre ligada ao tema proposto e não deve dificultar o entendimento do conteúdo por parte do público, contribuindo então para a sua divulgação no meio em que está submetido.
O layout de um blog funciona como uma ferramenta de publicidade. Uma boa apresentação pode ajudar na divulgação de um conteúdo razoável, mas uma apresentação ruim pode arruinar um conteúdo excelente.
Informação demais nem sempre é bem vinda, isso pode deixar o blog com um aspecto “poluído” visualmente falando e confuso.
Como podem notar essa publicação não trás termos difíceis e nem dados muito complexos, pois para combater o tal analfabetismo digital é importante que as idéias principais, sobre como utilizar a Internet de uma forma mais criativa e produtiva estejam expostas de modo bem claro, e que possibilitem o aprofundamento no tema, através de leitura e pesquisas em fontes mais especificas. Que esse post então sirva de ponte para tais fontes.
No Dia do Global do Voluntariado Jovem, essa é a dica do PopNutri para que você utilize a Internet a seu favor, fazendo com que todas as pessoas que utilizam a web tenham acesso as suas idéias e que elas tenham um caráter relevante em meio a tudo que está disponível hoje na rede.

Segue alguns links de outros blogs que são fontes de informação para construção do seu blog. Da blogoesfera para você:
Interney - O que é um blog ou weblog ? Como fazer/criar um blog ? Quer se tornar blogueiro ?
Guia de Blog - Blog
Usuário Compulsivo - Dicas para o Blogger
Leo Cabral - Como criar um blog de sucesso

Mais em:Movimento Blog Voluntário

Comentem e compartilhem conosco sobre o que estão achando do PopNutri. As dúvidas, as críticas e também as sugestões são importantes para a melhoria do blog.

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Faça seu comentário, deixe sua crítica, dúvida ou alguma sugestão.

Os comentários deste blog são moderados.
Não serão aceitos os comentários que façam propagandas (SPAM), que ofendam os autores do blog ou marcas citadas no post.

  ©Template Original por Dicas Blogger

  ©Modificado por Rodolpho Zippo

TOPO