sexta-feira, 10 de abril de 2009

Ovos de Páscoa com brinquedos: pode ou não pode?

Sexta-feira se acabando e mais uma Páscoa se aproximando. Hoje o PopNutri trás nesse post um tema polêmico, os brinquedos que vem dentro dos Ovos de Páscoa direcionados para crianças.
Uma pesquisa realizada pelo Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor), encontrou em 20 ovos, dos 25 analisados, personagens infantis.
Para Marcos Pó, gerente de teste e pesquisas do Idec, isso dificulta ainda mais o processo de educação alimentar em crianças, já que esses brinquedos influenciam um consumo maior de chocolate, alimento este, bem calórico e rico em gorduras.
Outro ponto questionado por Marcos é o fato de as embalagens servirem como apelo publicitário, já que trazem em si, personagens de desenhos animados e filmes, sendo que marcas multinacionais como Nestlé e Kraft, assinaram acordos se comprometendo a não utilizar-se desse recurso. Em resposta a essa questão, as empresas disseram que restringiram a publicidade para crianças e não comentaram sobre as embalagens.

Não menos importante que isso é o fato das embalagens não conterem as informações nutricionais com base em uma dieta infantil. Apesar de não ser uma informação obrigatória por lei, seria de extrema importância para os pais saberem exatamente o que os filhos estão comendo.
É muito importante essa conscientização por parte de quem oferece tais guloseimas para as crianças, pois estes, muitas vezes por falta de informação e outros por influencia dos pequenos, deixam esse detalhe um pouco de lado.
Desenhos animados, filmes e nutrição nem sempre devem andar juntos. Essa é uma dica do PopNutri. Até o próximo post.

Mais em: Folha de São Paulo

Comentem e compartilhem conosco sobre o que estão achando do PopNutri. As dúvidas, as críticas e também as sugestões são importantes para a melhoria do blog.

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Faça seu comentário, deixe sua crítica, dúvida ou alguma sugestão.

Os comentários deste blog são moderados.
Não serão aceitos os comentários que façam propagandas (SPAM), que ofendam os autores do blog ou marcas citadas no post.

  ©Template Original por Dicas Blogger

  ©Modificado por Rodolpho Zippo

TOPO