segunda-feira, 6 de abril de 2009

Ovos de Páscoa: a origem

Olá amigos do Popnutri, hoje estamos aqui para fazer você, querido leitor desse humilde blog, entender a relação entre coelho, ovos e Páscoa. Não fosse a tradição de presentear as pessoas com ovos de chocolate nessa época do ano, fica difícil estabelecer uma relação entre esses três itens citados acima.


Um pouco de história
Antes de existir a religião cristã, no Leste Europeu, no Mediterrâneo e no Oriente, era comum os povos utilizarem ovos como artigo para presente, e isso acontecia quando, através de fenômenos naturais, era possível prever que a primavera vinha chegando.
Esses ovos eram pintados e decorados, para simbolizar plantas ou outro elemento natural. Os mesmos ovos podiam ser cozidos com alguma erva ou raiz que mudassem também suas características comuns. Esse costume durou muito tempo, chegando a ser praticado pelas populações da Europa durante a Idade Média.
Durante esse período, haviam muitos rituais de adoração para Ostera, a deusa pagã da primavera. Sua imagem mais conhecida, era a de uma mulher que olhava um coelho e segurava um ovo. Esses três elementos juntos, representavam o ideal de fertilidade comemorado pelos pagãos.
Com o Concílio de Nicéia em 325, essa representação chegou até as festividades cristãs. Como todos sabem, os clérigos queriam aumentar seu número de fiéis, e faziam isso através da adaptação de tradições e símbolos religiosos ligados a outros eventos, relacionando-os assim, com a ideologia cristã.
Resultado: Surgiram então, ovos pintados com a imagem de Jesus Cristo com sua mãe Maria.

Curiosidades
Na época medieval os nobres comemoravam a Páscoa, presenteando, uns ao outros, com ovos feitos de ouro e decorados com pedras preciosas, e então bem mais tarde foi inventado o nosso conhecido ovo de chocolate, depois é claro, da descoberta do continente americano e da prática da culinária.
Mas foram os franceses, os primeiros a fabricar os ovos de chocolates como nós conhecemos hoje.
Bom, você deve estar se perguntando: um blog como o Popnutri, não deveria ensinar receitas de como preparar um belo ovo de Páscoa?
Sim, mas nós assim como vocês, preferimos adquirir nosso chocolate, naquelas nuvens de ovos de Páscoa que encontramos em hipermercados e lojas de departamentos, e também apelamos para madrinhas, avós, mães e namorados.
Esse é mais um post, que atravessa a barreira da pia da sua cozinha, e faz seus conhecimentos culinários chegarem até a Idade Média, tudo para garantir a todos uma Páscoa mais cultural e menos calórica.

Mais em:
Brasil Escola

Comentem e compartilhem conosco sobre o que estão achando do Popnutri. As dúvidas, as críticas e também as sugestões são importantes para a melhoria do blog.

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Faça seu comentário, deixe sua crítica, dúvida ou alguma sugestão.

Os comentários deste blog são moderados.
Não serão aceitos os comentários que façam propagandas (SPAM), que ofendam os autores do blog ou marcas citadas no post.

  ©Template Original por Dicas Blogger

  ©Modificado por Rodolpho Zippo

TOPO