quarta-feira, 13 de maio de 2009

Conservação de carne atráves de novo método: Atmosfera Modificada

Depois de alguns dias sem produzir nada de interessante e relevante para o PopNutri (agradeço o Dr. Inutilidade pela nova aparência do blog e o último post, aliás bem divertido), voltou a escrever para a blogosfera.
Hoje falaremos sobre conservação de carnes, um assunto bem discutido nas filas dos açougues, frequentadas por importantes donos e donas de casa.

Depois de ver no Bom Dia Brasil, na segunda-feira passada, uma matéria sobre um novo modo de conservação de carnes, resolvi trazê-la para cá, no recanto dos nerds bem nutridos a: Atmosfera Modificada. Sim, esse é o nome dá mais nova esperança de se conseguir manter belo pedaço de picanha mais fresquinho por um tempo maior.
Desenvolvido por pesquisadores da Unicamp, o método consiste em substituir o oxigênio que fica presente nas embalagens convencionais de carnes, por uma mistura de outros gases que não fazem mal à saúde e garantem ao alimento mais resistência contra sua deterioração.

Composição dessa nova atmosfera
• 30% a 60% de CO2
• livre de oxigênio
• concentrações residuais de monóxido de carbono

Outro fator defendido pelos pesquisadores é que a toda a carne deve ser embalada ainda no frigorífico, logo depois do abate para evitar um maior risco de contaminação.

Nem tudo é tão simples
Para que esse método de conservação apresente resultados positivos, a embalagem deve ser de qualidade superior, e é ai que surge o primeiro problema: embalagens melhores, valores mais altos. Produto final com um preço mais salgadinho para os consumidores.

Por enquanto essa idéia não agrada muitas pessoas. Afinal a mistura gases + contra-filé pode soar meio estranho para que está acostumado com os modos tradicionais de conservação.
Com essa técnica aplicada corretamente, carnes podem ser conservadas por até 21 dias.

Tudo é que desenvolvido para garantir uma proteção maior contra doenças causadas por alimentos contaminados o PopNutri abraça como uma causa nobre. Fica a dica. Agora é só experimentar. Até o próximo post.

(Se alguém já experimentou ou consome normalmente carnes o outro alimento no qual é usado essa técnica de conservação comentem esse post, deixem suas opiniões sobre o produto. O PopNutri agradece.)

Mais em:
G1

Imagem em:
Unicamp

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Faça seu comentário, deixe sua crítica, dúvida ou alguma sugestão.

Os comentários deste blog são moderados.
Não serão aceitos os comentários que façam propagandas (SPAM), que ofendam os autores do blog ou marcas citadas no post.

  ©Template Original por Dicas Blogger

  ©Modificado por Rodolpho Zippo

TOPO