sábado, 23 de maio de 2009

Refrigerante, devolva meu Potássio!

Mais um fim de semana chegando e nós estamos aqui trabalhando, em pró da qualidade de vida dos leitores desse blog no que diz respeito à alimentação.
Eu Josi Woodstock, uma das criadoras desse espaço, como vocês já devem ter notado, não sou muito fã de refrigerantes, então me sinto muito bem em falar que essa bebida não trás nada de bom para a nossa saúde, muito pelo contrário, é capaz de fazer-nos perder nutrientes importantes para o bom funcionamento do nosso corpo.

Refrigerante, devolva meu Potássio!
Um estudo publicado pelo Internetional Journal of Clinical Practice, constatou que a ingestão de refrigerante todos os dias, pode acarretar para a nossa saúde problemas cardíacos, musculares provocados pela queda do nível de potássio no sangue.

O estudo
Foi realizado com pessoas que bebiam de dois a nove litros de refrigerantes diariamente, entre eles mulheres grávidas que estavam internadas.
Duas dessas mulheres grávidas, tinham o hábito de consumir uma quantidade muito grande de refrigerante antes de irem para o hospital.
Uma delas, que bebia até três litros de refrigerante por dia antes de ser internada, apresentava falta de apetite, vômito e cansaço. Outra que acreditem se quiserem, bebia até sete litros dessa bebida também por dia, tinha debilidade muscular.

A briga
O que provoca a queda do nível de potássio no sangue, são três componentes presentes no refrigerante:
• Glicose
• Frutose
• Cafeína

Frutas e legumes como batata, tomate, laranja e banana são fontes de potássio e devem estar sempre presentes em nossa alimentação.
A quantidade ideal que nosso corpo deve receber diariamente desse mineral de é de 4.700 miligramas.

Bom, essa noticia não é de animar, mas também não é tão ruim assim, pois não são todas as pessoas que consomem quantidades absurdas de refrigerante como as ditas no texto acima.
Dica do PopNutri: a solução é não exagerar e quando puder tome sempre um belo suco natural. Até a próxima.

Mais em:
Folha de São Paulo
Guia de Alimentação

Imagem em:
Substância P

Comentem e compartilhem conosco sobre o que estão achando do PopNutri. As dúvidas, as críticas e também as sugestões são importantes para a melhoria do blog.

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Faça seu comentário, deixe sua crítica, dúvida ou alguma sugestão.

Os comentários deste blog são moderados.
Não serão aceitos os comentários que façam propagandas (SPAM), que ofendam os autores do blog ou marcas citadas no post.

  ©Template Original por Dicas Blogger

  ©Modificado por Rodolpho Zippo

TOPO