segunda-feira, 22 de junho de 2009

H1N1 - Dados atuais sobre a Gripe Suína no Brasil

Devido a um vírus virtual maligno tive de me ausentar por uma semana da produção do meu querido blog. Hoje já recuperada do acidente, o que me trás novamente para o mundo da informação é outro vírus, o H1N1 causador da Influenza A, popularmente conhecida como Gripe Suína.
Esse blog, eu volto a dizer, não é especializado em saúde pública, mas a dimensão do problema causado Gripe Suína é forte o bastante para deixarmos de lado por um momento a nutrição e nos alertarmos para incidência de casos da nova gripe no Brasil.
Até o momento o número de infectados em terras brasileiras é de 240 pessoas e mais 159 estão sendo monitoradas por apresentarem sintomas característicos da infecção pelo vírus H1N1.
Dentro do total de casos da Gripe Suína no Brasil, 16 foram transmitidos de pessoas para pessoa totalmente dentro do território nacional.
Observação: na cidade natal dessa blogueira que lhes escreve, Ribeirão Preto, já são 2 casos confirmados até agora.

Informação sempre!
Os sintomas da Gripe Suína são: tosse, dor de cabeça intensa, irritação nos olhos, um aumento do fluxo nasal, dores musculares e nas articulações e febre superior a 38°C.

Diagnosticando o problema
O material respiratório deve ser coletado logo nos primeiros dias da doença, que é quando o vírus é transmitido pela pessoa infectada. Esse material deve ser encaminhado para laboratórios especializados para serem feitos os teste que detectam a presença do vírus H1N1.

Continuamos afirmando!
O consumo de carne de porco, bem cozida ou assada em temperatura adequada, atingindo 74° C no interior do alimento, não oferece risco para a saúde.
Procure não dividir alimentos e nem compartilhar com pessoas infectadas objetos como talheres, copos e toalhas, pois esses são considerados comportamentos de risco.





Esse é o PopNutri na guerra contra o H1N1! Nutrição? Ah...amanhã conversamos sobre isso.

Mais em:
Folha de São Paulo
Alimentos, Nutrição e Informação

H1N1 no PopNUtri:
Gripe Suína: Comer ou não comer um belo pernil?
H1N1 - O que é a Gripe Suína?

Imagem em:
G1

Comentem e compartilhem conosco sobre o que estão achando do PopNutri.
As dúvidas, as suas críticas e também as sugestões são importantes para a melhoria do blog.

1 Comentário:

Mônica disse...

Está complicado essa gripe aqui heim? bom.. passei aqui pra desejar um ótimo domingo! bjs...

Postar um comentário

Faça seu comentário, deixe sua crítica, dúvida ou alguma sugestão.

Os comentários deste blog são moderados.
Não serão aceitos os comentários que façam propagandas (SPAM), que ofendam os autores do blog ou marcas citadas no post.

  ©Template Original por Dicas Blogger

  ©Modificado por Rodolpho Zippo

TOPO