sábado, 11 de julho de 2009

Educação Alimentar Infantil: uma questão para adultos

Essa semana começamos aqui no PopNutri um assunto que merece uma atenção especial dos leitores, principalmente os pais, que se preocupam com a alimentação dos seus filhos e daqueles que por ventura trabalham com crianças: a Educação Alimentar para crianças. Trago para o PopNutri, um texto meu, publicado em minha coluna semanal, no portal gastronômico, Temperus Gastronômico, que diga-se por passagem, merece sua vista.

Vamos ao texto:


Educação Alimentar Infantil: uma questão para adultos


Sete horas da manhã, em uma praça pública, uma menina pequena sentada no colo de uma senhora que parecia ser sua mãe, aprecia uma bela coxinha frita, e um copo de refrigerante ao lado, fica à sua disposição caso sinta sede.
Esta é uma situação que não deveria acontecer, mas está ai e é real.
Investir em Educação Alimentar para o público infantil só gera resultados satisfatórios se por trás houverem adultos bem informados.
Uma criança com mais ou menos quatro anos de idade, como a descrita no caso acima, não tem autonomia suficiente para chegar em uma lanchonete e decidir que, um salgado frito e um refrigerante será o seu café da manhã.
Muitos pais não enxergam que essas falhas nutricionais que acometem as crianças acontecem na presença e muitas vezes com o consentimento deles próprios, e dessa forma passam a incidir-se freqüentemente, dificultando ainda mais o estabelecimento de regras para que a garotada faça da alimentação saudável um hábito.
Medidas para estabelecer bons costumes alimentares na infância, só terão efeitos positivos se existir uma conscientização sobre o tema entre os responsáveis por fornecerem essa alimentação, que deverá seguir um conjunto de orientações para que tais refeições aportem a quantidade de nutrientes indicados para essa faixa etária.

Salgados, refrigerantes, doces e outros alimentos como esses, disponíveis no café manhã, ou mesmo substituindo qualquer outra refeição importante, rotineiramente, implicam na má aceitação de um copo de leite, um copo de suco natural ou uma fruta, oferecidos de uma hora pra outra na tentativa de mudar drasticamente a preferência de determinados alimentos pelas crianças.
Muito se fala em proibição para publicidade de produtos alimentícios dirigidos aos pequenos, para inibir o consumo de possíveis alimentos não recomendados para o público infantil. Muitas escolas mantém um cardápio balanceado a fim de oferecer para os alunos uma dieta saudável.
Crianças são expostas a situações extremamente rígidas para poderem comer apenas uma colher de arroz. E muitas vezes isso de nada adianta.
Indivíduos infantis com hábitos alimentares saudáveis são reflexos de adultos com hábitos alimentares saudáveis.

A solução não é proibi-los de comer e sim saber o que oferecer, e o mais importante, desde seus primeiros anos de vida.
Brinquedos e as embalagens coloridas podem induzir sim o consumo exagerado de certos alimentos, mas eu volto afirmar nenhuma criança de quatro anos de idade tem autonomia suficiente para decidir que um salgado e um refrigerante será o seu café da manhã.
Para proibir que o Super-Homem ou qualquer outro personagem infantil que cause problemas nutricionais no seu filho, já existem regras severas impostas para as indústrias de alimentos, e essas são fiscalizadas, agora fazer com que você, pai, não seja o causador desses problemas não existe nenhum órgão para supervisionar a ocorrência de tal fato, a não ser o bom senso.


No próximo post vocês poderão conferir a segunda parte de: Educação Alimentar para crianças. Até a próxima.

Comentem e compartilhem conosco sobre o que estão achando do PopNutri.
As dúvidas, as suas críticas e também as sugestões são importantes para a melhoria do blog.

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Faça seu comentário, deixe sua crítica, dúvida ou alguma sugestão.

Os comentários deste blog são moderados.
Não serão aceitos os comentários que façam propagandas (SPAM), que ofendam os autores do blog ou marcas citadas no post.

  ©Template Original por Dicas Blogger

  ©Modificado por Rodolpho Zippo

TOPO