sábado, 4 de julho de 2009

Educação Alimentar para crianças - Parte I

Olá amigos do PopNutri, hoje resolvi publicar um texto que usei na escola onde trabalho para fazer um pequenas palestras com crianças de 4 e 5 anos sobre o tema Educação Alimentar. Esse post é dedicado aos leitores que tem interesse em fazer este tipo de trabalho com o público infantil, mas também pode ser muito útil para pesquisas iniciais sobre nutrição e está disponível para interessados em geral. Espero que gostem.
Por ser um texto um pouco extenso, publicarei em duas partes para não tornar a leitura cansativa e monótona.

A alimentação
Todos os seres vivos precisam se alimentar. O homem precisa se alimentar para poder crescer, brincar, estudar, trabalhar, ou seja, realizar todas as tarefas do dia-a-dia, garantindo então um desenvolvimento cheio de saúde.

A nossa alimentação
Quando nascemos o primeiro alimento que temos contato é o leite materno. Nesse leite o bebê encontra todos os nutrientes necessários para o seu desenvolvimento nos primeiros meses de vida. Também são encontradas substâncias capazes de tornar o organismo da criança mais resistente contra doenças.
Nota importante: A amamentação não deve ser abandonada quando outros alimentos são introduzidos na dieta do bebê, ela pode se estender até os dois anos de idade.

Conhecendo os diferentes tipos de alimentos

Nem só de leite o homem se alimenta. Depois dos 6 meses de idade, novos alimentos passam a fazer parte da alimentação da criança.
Cada tipo de alimento é responsável por trazer benefícios diferentes para a saúde de todos nos.
Vamos entender um pouco mais sobre a nossa alimentação, conhecendo o papel dos mais variados alimentos no nosso corpo, e estes devem estar presentes em nossas refeições diárias.

Leite: rico em cálcio, o leite auxilia no desenvolvimento dos ossos e dos dentes, tendo um papel fundamental no nosso crescimento.

Carne: rica em proteínas, é importante para o desenvolvimento dos músculos.

Alimentos ricos em carboidratos: são responsáveis por nos fornecerem uma quantidade maior de energia. São eles: batata, milho, mandioca, cereais matinais, etc.

Frutas e legumes: ricos em vitaminas e minerais ajudam a tornar o nosso organismo mais resistente contra doenças como o resfriado.

No próximo post finalizaremos esse assunto. Espero que esse texto sirva de inspiração e que outras pessoas façam esse mesmo trabalho de Educação Alimentar com crianças, pois é justamente na infância que os problemas relacionados à má aceitação de alimentos e uma dieta pouco saudável podem ser combatidos ou então serem levados para a vida toda. As crianças agradecem.

Imagem em:
Vania Galhofa

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1 Comentário:

Elaine disse...

Muito legal continue assim
e posta logo a outra parte

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