quarta-feira, 15 de julho de 2009

Educação Alimentar para crianças - Parte II

Olá amigos do PopNutri, trago hoje para vocês o post que finaliza a série de textos onde o assunto principal é Educação Alimentar na infância.
Com vocês: "Educação Alimentar para crianças - Parte II
".

As vitaminas, suas funções e os alimentos onde são encontradas.

Vitamina A:
auxilia no crescimento e na visão. É encontrada na cenoura, mamão, manga, batata-doce, etc.
Vitamina D: essencial para a formação dos ossos e dos dentes. É encontrada no leite, manteiga, ovos, etc.
Vitamina C:
aumenta a resistência do corpo e ajuda a proteger as gengivas. É encontrada na laranja, caju, abacaxi, uva, couve-flor, limão, etc.
Vitaminas do Complexo B: auxiliam no metabolismo energético, na musculatura e na manutenção da pele. São encontradas nas carnes, leite, queijo, ovos, vegetais verdes escuros, etc.

Doces, sorvetes, balas e alimentos gordurosos


Alimentos que possuem quantidade elevada açúcar, como balas, sorvetes, bolachas e chocolate, ou grande quantidade de gordura como, batatas fritas e outros "salgadinhos" fritos são ótimas fontes de energia para o nosso corpo, porém devem ser consumidos com moderação.

O excesso no consumo desses alimentos pode causar obesidade e problemas cardíacos.
Uma alimentação equilibrada é aquela que contém todos os tipos de alimentos citados acima, em quantidades adequadas para as necessidades de cada um.
Deve ser feita em horários regulares em um ambiente calmo e agradável, oferecendo ao indivíduo os nutrientes necessários para a manutenção da sua saúde.


As principais refeições:

• Café da manhã

• Lanche da manhã

• Almoço

• Lanche da tarde
• Jantar


Boas maneiras na hora das refeições:

• Sentar-se à mesa;

• Não comer de boca aberta;
• Mastigar bem e comer devagar;
• Não exagerar na quantidade dos alimentos.

Atividades Físicas

A prática de exercícios físicos é de total importância para a manutenção da nossa saúde.
É através dos exercícios físicos que podemos controlar ou perder peso.

Atenção:
Toda atividade física deve ser feita com moderação. Nada de excessos! Cada pessoa tem um limite físico e este deve ser respeitado.

A formula mágica é:
Atividades físicas + alimentação equilibrada = indivíduo saudável.

Que esse pequeno texto sirva de incentivo e também como base na tentativa de ensinar as crianças os princípios sobre uma alimentação equilibrada, levando em consideração que essa não é uma tarefa das mais simples. Boa sorte e boa alimentação à todos.
Até a próxima.


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