sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Dieta pobre em carboidratos aumenta o nível de gordura

Queridos leitores bem nutridos do PopNutri, este blog sempre afirmou “uma boa dieta é uma dieta equilibrada”, e essa notícia publicada hoje nesse espaço é mais uma prova cabível dessa afirmação.

“Dietas pobres em carboidratos podem aumentar o risco de infarto e doenças cardíacas”.
Sim, é isso mesmo que você acabou de ler, pelo menos para os camundongos.
A experiência
Três grupos de camundongos foram submetidos a três tipos de dietas diferentes, cada uma com suas peculiaridades. O primeiro grupo era alimentado por uma dieta padrão, o segundo grupo por uma dieta rica em gorduras como a ocidental e o terceiro e último, por uma dieta pobre em carboidratos.

O resultado
Doze semanas se passaram o resultado obtido foi o seguinte: no grupo submetido a uma alimentação pobre em carboidratos, o nível de colesterol dos camundongos não foi reduzido e para a surpresa dos pesquisadores o nível de arteriosclerose – placa de gordura formada nas artérias – tinha sofrido um aumento de cerca de 15% em relação a dos camundongos do primeiro grupo alimentados com dieta padrão e 6% a mais que os camundongos do segundo grupo submetidos a dieta ocidental.

Justificativa dos pesquisadores
A justificativa apresentada para esse fenômeno acontecido durante o estudo com os camundongos é que uma dieta pobre em carboidratos pode afetar a maneira como as células da medula óssea “limpam” o depósito de gordura encontrado nas artérias.

Conclusão
Tudo indica que uma dieta equilibrada, combinada com exercícios frequentes é provavelmente melhor para a maioria das pessoas”, afirmou o pesquisador Anthony Rosenzweig depois dos resultados obtidos através dessa pesquisa.

Como esse estudo foi realizado apenas com a animais, ainda é muito cedo para dizer que acontece o mesmo com os humanos, quando esses optam por uma dieta pobre em carboidratos a fim de obterem um perda maior de peso, mas como todos sabemos os carboidratos são importantíssimos para o bom funcionamento do organismo e devem estar presentes sim em nossa alimentação diária de uma forma balanceada como todos os outros nutrientes.

O estudo foi realizado pelos pesquisadores do Beth Deaconess Medical Center, da Universidade de Harvard, e os resultados pulicados na revista científica Proceedings of the National Academy of Sciences.

Mais em:
BBC Brasil

Imagens em:
G1
Sempretops

Comentem e compartilhem conosco sobre o que estão achando do PopNutri.
As dúvidas, as suas críticas e também as sugestões são importantes para a melhoria do blog.

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Faça seu comentário, deixe sua crítica, dúvida ou alguma sugestão.

Os comentários deste blog são moderados.
Não serão aceitos os comentários que façam propagandas (SPAM), que ofendam os autores do blog ou marcas citadas no post.

  ©Template Original por Dicas Blogger

  ©Modificado por Rodolpho Zippo

TOPO