quarta-feira, 19 de agosto de 2009

A importância de um café manhã saudável

Não adianta, quando acordamos não existe coisa no mundo que nos faça abrir os olhos com cem por cento de ânimo para enfrentarmos a agenda de tarefas a serem desenvolvidas no dia que acabou de nascer, mas existe algo que pode dar cara nova ao nosso corpo, tornando mais agradável os primeiros momentos da manhã, o que pode ser refletido de maneira positiva o durante o resto do dia: o café da manhã.

Como em todas as outras refeições, o balanceamento deve ser a palavra de ordem no café da manhã também, principalmente quando há restrições médicas a serem seguidas.
Agora uma coisa é certa, exagerar na diminuição do consumo de determinados alimentos que devem estar presentes em uma dieta saudável, apenas por medo de ganhar alguns possíveis quilinhos pode tornar sua primeira refeição do dia em algo feito apenas por obrigação, privando-os então, de um prazer que deveria ser garantido a todos, quase sem nenhum esforço, apenas obedecendo a uma necessidade nutricional do organismo.

Copos e mais copos de chá verde, pães integrais puros, ricota e adoçante, tudo reunido em apenas uma refeição, pode trazer certa dose de rejeição e insatisfação ao indivíduo que julga essa, a forma correta de se fazer um café da manhã “amigo” da balança.
Sabemos que é esse café da manhã o carro chefe de todas as outras refeições feitas durante o dia, que é a partir dele que podem aparecer ou não, os resultados positivos de uma dieta saudável.

Fazer um desjejum extremamente restrito de “calorias e sabor” e por esse motivo não fechar a boca até à hora do almoço, seja reclamando de tudo e todos que estão a sua volta, seja beliscando qualquer coisa que encontrar pela frente, significa que você precisa rever seus conceitos de uma alimentação equilibrada.

Para tudo que façamos existe um limite a ser respeitado, e essa consideração não deve ser deixada de lado na nutrição, porém “deve haver controle na moderação”.
Uma dieta equilibrada é aquela que como o nome sugere, deve trazer equilíbrio ao organismo através do consumo de diferentes tipos de alimentos, respeitando os limites gerados pelas condições de saúde que o indivíduo apresenta.

Prudência no café da manhã sim, restrição excessiva não. Uma mesa colorida e saborosa pela manhã pode trazer benefícios incalculáveis à saúde das pessoas tornado-as alegre, produtivas e basicamente bem nutridas.

Nutrição é saúde. Restrição por si só não. Conter a moderação descomunal pode ser um passo importante na busca por efeitos positivos conseguidos através de uma alimentação saudável. Até a próxima.

Imagem em: Visconde de Mauá Pousadas

Comentem e compartilhem conosco sobre o que estão achando do PopNutri.
As dúvidas, as suas críticas e também as sugestões são importantes para a melhoria do blog.

1 Comentário:

Anônimo disse...

Eu conheci seu blog através do Portal Temperus. Gosto muito das matérias e pelo que pude conferir aqui tb é muito bom! Parabéns pelo trabalho!

Abs
Rubia

Postar um comentário

Faça seu comentário, deixe sua crítica, dúvida ou alguma sugestão.

Os comentários deste blog são moderados.
Não serão aceitos os comentários que façam propagandas (SPAM), que ofendam os autores do blog ou marcas citadas no post.

  ©Template Original por Dicas Blogger

  ©Modificado por Rodolpho Zippo

TOPO