terça-feira, 4 de agosto de 2009

Retratos de uma alimentação moderna

Diretamente do Temperus Gastronômico para o PopNutri .

Em uma situação de correria e estômago vazio, deixei de lado o bom senso que me vigia durante as refeições e recorri a um belo prato pronto industrializado/ congelado, desses que ao entrar em contato com o calor do microondas, como em um passe de mágica, se transforma em uma perfeita preparação culinária.
Perfeita? Acho que esse não seria o termo correto em relação ao produto descrito acima.
Frango com molho à Bolonhesa é o que dizia na embalagem, porém o único sabor que podia ser identificado com clareza era o do sal.
O frango propriamente dito, era um desses “steaks” vendidos por ai, apenas em um tamanho maior do que o convencional. O molho de tomate, não passava de uma mera ilusão gastronômica.

Comi com os olhos fechados, fingindo não entender o que minhas papilas gustativas tentavam me dizer enquanto o alimento passava por elas. Menos de cinco minutos após o término da refeição, a sensação de que eu tinha comido o mundo tomou conta de mim e a água do filtro da minha casa se tornou escassa.
Certamente esse texto não trás nenhum dado e nenhuma dica que deve ser seguida durante a escolha dos alimentos que farão parte do seu cardápio de agora para frente, e sim uma descrição de uma situação notada e ignorada por muitos que estão lendo-a nesse momento.

O excesso de sódio encontrado nos alimentos industrializados, a fim de melhorar o sabor característico do prato original conservado nessas situações como o Frango á Bolonhesa que provei, acaba mascarando e enganando nosso paladar, dando-nos a sensação de estamos comendo algo saboroso e agradável, sensação essa que atende o gosto apenas de pessoas que vivem na correria do dia-a-dia tornando-as acostumadas a comer algo que as deixem saciadas e que não gaste tempo para ser preparado.

Se o hábito de se alimentar com esse tipo de preparação rápida continuar crescendo durante a rotina alimentar das pessoas, daqui a algum tempo, poucos serão aqueles que conhecerão o sabor real de um bom Frango à Bolonhesa feito na hora, com ingredientes de verdade, com tomate fresco e um pedaço de carne de fácil identificação quanto a sua origem, e nesse caso então, o sal não passe de um mero detalhe. Afinal de contas, a idéia de todos os alimentos possuírem um único sabor, o do sódio, não deve agradar ninguém.

Vários problemas de saúde são vinculados à má alimentação, que em minha opinião vem de uma falta de exigência gastronômica, já que alimentos industrializados de fácil preparação, como os pratos prontos congelados, deixam muito a desejar em relação ao bom gosto culinário e em benefícios para a saúde. Precisamos evoluir gastronomicamente para um paladar mais apurado e ao mesmo tempo menos moderno. Contraditório? Não. Apenas saudável.

Comentem e compartilhem conosco sobre o que estão achando do PopNutri.
As dúvidas, as suas críticas e também as sugestões são importantes para a melhoria do blog.

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Faça seu comentário, deixe sua crítica, dúvida ou alguma sugestão.

Os comentários deste blog são moderados.
Não serão aceitos os comentários que façam propagandas (SPAM), que ofendam os autores do blog ou marcas citadas no post.

  ©Template Original por Dicas Blogger

  ©Modificado por Rodolpho Zippo

TOPO