sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Alimentação saudável x Crianças

Proibir campanhas publicitárias que estimulam o consumo de alimentos industrializados entre crianças através de brindes promocionais, embalagens atrativas e outras artimanhas do gênero, seria a solução para a prática de uma dieta mais saudável entre o publico infantil?
Adianta inibir a ingestão de tais alimentos se não existe o estímulo para que verduras, legumes, frutas, etc sejam consumidos pelas crianças?

A televisão é responsável sim, por costumes que adquirimos diariamente, inclusive costumes relacionados à alimentação.
Ao invés de simplesmente banir propagandas de determinados alimentos, deveriam existir campanhas e comerciais que incitasse o consumo de outros, considerados mais saudáveis, como vegetais em geral, por exemplo.

Nas áreas de hortifruti de qualquer supermercado dificilmente são encontrados produtos com um atrativo peculiar para crianças. Nesse caso, uma embalagem especial relacionada a algum personagem infantil influenciaria em um aumento na procura desses alimentos pelo publico a ser atingido.

A participação da família durante a fase de identificação dos alimentos pelas crianças e seu respectivo consumo deve ser intensa. Oferecer cereais, verduras e legumes ainda nos primeiros anos de vida, constitui uma forma importante para esse costume tornar-se um hábito alimentar a ser praticado durante toda a vida desse indivíduo.

Propagandas de alimentos industrializados tentam mostrar a qualquer custo que o produto a ser vendido dentro de uma caixa ou embalagem especial para esse fim, e que pode durar meses desde que estejam lacrados, oferecem tudo aquilo que o organismo busca e encontra em alimentação natural.

Analisem a situação: o leite que se deteriora facilmente em sua casa seria o mesmo que aquele vendido em caixinhas com validade estendida?
Aromatizantes, conservantes, estabilizantes e outras substâncias químicas são adicionados aos alimentos para que esses estejam sempre “fresquinhos” e com um sabor que infelizmente agrada a muitos, inclusive as crianças.

Apresentar um cardápio que conquiste com facilidade o público infantil não é das tarefas a mais fácil, mas ceder ao gosto dos mesmos, apenas para poupar tempo e aborrecimentos, oferecendo alimentos ricos em gordura, açúcar e sódio não é a decisão certa a ser tomada.
É preciso que haja programas em escolas, nas mídias tradicionais e principalmente o incentivo dentro casa, para que as crianças passem a praticar o hábito de se alimentarem de uma forma mais saudável.

Os costumes que adquirimos na infância geralmente são levados por toda a vida. Seguindo essa idéia na nutrição, podemos concluir que uma criança que aprende os benefícios de alimentação equilibrada o quanto antes, torna-se um adulto bem nutrido sem sofrimento. Pratique sempre alimentação saudável.

Publicado no Portal Temperus Gastronômico em 06/09/2009.
Visite: Temperus Gastronômico

Comentem e compartilhem conosco sobre o que estão achando do PopNutri.
As dúvidas, as suas críticas e também as sugestões são importantes para a melhoria do blog.

1 Comentário:

redacao disse...

O PopNutri está com muita informação legal... parabéns! Abs e boa semana!

Postar um comentário

Faça seu comentário, deixe sua crítica, dúvida ou alguma sugestão.

Os comentários deste blog são moderados.
Não serão aceitos os comentários que façam propagandas (SPAM), que ofendam os autores do blog ou marcas citadas no post.

  ©Template Original por Dicas Blogger

  ©Modificado por Rodolpho Zippo

TOPO