segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Curiosidade dos diferentes hábitos alimentares, Parte II

Os Alimentos trazidos do japão para o Brasil

Depois de muito pesquisar, encontrei um texto que hoje serve de referência para uma continuação do primeiro post desse blog intitulado: "A curiosidade dos diferentes hábitos alimentares” publicado no PopNutri em meados de 2008.

Durante uma visita a versão online, a revista favorita dos autores desse blog, a Super Interessante, a reportagem “Quais alimentos foram trazidos ao Brasil pelos japoneses” inspirou na criação deste post remetendo aos diferentes hábitos alimentares encontrados em terra brasileiras, os quais dão uma visão reconhecida mundialmente e bem aclamada a nossa culinária.

Entre muitos elogios e referências aos nossos pratos, a variedade de sabores e de cores são sempre citadas quando o assunto é a culinária da terra do Pelé. Saiba que os japoneses contribuíram muito para isso, entenda agora o porque.

A crise da bolsa de Nova York em 1929, impulsionou vários pequenos produtores a arrendarem lotes de terras de fazendas onde era cultivada apenas a lavoura de café.
Nesses pequenos espaços novas culturas foram introduzidas por nossos amigos nipônicos, como o plantio do morango e da conhecida Uva Itália, essa última que chegou ao Brasil através de uma carona oriental.

O governo japonês muitas vezes como incentivo, mandava as sementes para a produção de gêneros pouco conhecidos por aqui, como é o caso da Maçã Fuji em 1971.
Graças aos japoneses e suas técnicas trazidas de lá para cá a fim de promover o avanço de culturas que ainda engatinhavam em nosso país, como a da alface, do tomate, da batata, do chá preto e outros tantos que poderiam servir de exemplos agora, esses alimentos passaram a ser cultivados em escala maior e ai sim se tornaram ingredientes insubstituíveis no cardápio do brasileiro.

Outra curiosidade é que a avicultura só ganhou impulso necessário para o sucesso que alcançou no Brasil graças às primeiras aves matrizes importadas do Japão e o conhecimento que os japoneses tinham quando o assunto era trabalho em granja, tudo praticado em terras brasileiras sob muito esforço e suor. Vários dos alimentos que fazem parte da nossa mesa diariamente não brotaram por aqui sem explicação.

Por isso é importante conhecer a origem dos alimentos que fazem parte de sua dieta alimentar diária. Em nosso dia a dia apreciamos pratos coloridos que aguçam nosso paladar devemos isso em boa parte aos nossos compatriotas orientais.
Só isso e nada mais. Até a próxima.

Imagens em: O Guia Verde e Presentes Express

Comentem e compartilhem conosco sobre o que estão achando do PopNutri.
As dúvidas, as suas críticas e também as sugestões são importantes para a melhoria do blog.

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Faça seu comentário, deixe sua crítica, dúvida ou alguma sugestão.

Os comentários deste blog são moderados.
Não serão aceitos os comentários que façam propagandas (SPAM), que ofendam os autores do blog ou marcas citadas no post.

  ©Template Original por Dicas Blogger

  ©Modificado por Rodolpho Zippo

TOPO