quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Comer à noite engorda mais!

Garanto que se você é humano certamente já acordou uma vez se quer na vida, de madrugada para assaltar a geladeira. E certamente também já pensou que o estômago não obedece horários e que os efeitos que as calorias causam no organismo são os mesmo a qualquer hora do dia. Certamente você está enganado.
Lendo minha revista de cabeceira a Superinteressante desse mês, achei um artigo que deveria ser comentado aqui no PopNutri e dele surgiu esse post.

“Sim, comer à noite engorda mais” é a notícia que os cientistas da Northwestern University, dos Estados Unidos comprovaram com um estudo feito com camundongos que comeram a mesma ração por seis semanas.

Os pequenos animais foram divididos em dois grupos, onde o primeiro grupo era alimentado em horários normais e o segundo grupo fazia suas refeições quando deveriam estar em repouso, o que é considerado incorreto.
Resultado: os camundongos do segundo grupo, ao fim do estudo, haviam engordao 48%, contra 20% do que foi engordado pelos ratos do primeiro grupo que se alimentaram regularmente dentro dos intervalos recomendados para que aconteça as refeições.

O que causa essa diferença no ganho de peso dos animais relacionado com a hora que as refeições são feitas, ainda não foi desvendado, porém acredita-se que a absorção das calorias que estão presentes nos alimentos esteja relacionada com o ritmo circadiano, o nosso relógio biológico.


Assaltando a geladeira...


Assaltar a geladeira de madrugada é realmente um problema, mas esse problema pode não ser seu, e sim da comida que você come.
Outra experiência feita em Northwestern University, comprovou que a ingestão de alimentos ricos em gordura causa modificações justamente na área do cérebro, conhecida como supraquiasmático, responsável por controlar o nosso relógio biológico, relógio esse que pode estar envolvido com o ganho de peso que adquirimos quando nos alimentamos na hora que deveríamos estar dormindo.

O descontrole e falta de atenção com os alimentos que ingerimos, muitas vezes detentores de uma quantidade grande de lipídios, pode ser a causa da mudança nos hábitos alimentares que faz com que atrasemos nosso horário de dormir e comer, e ai meu amigo, a balança é o único equipamento que mostra o resultado desse desequilíbrio.

Imagens em:
NutriçãoSadia
Blog Brasil

Comentem e compartilhem conosco sobre o que estão achando do PopNutri. As dúvidas, as suas críticas e também as sugestões são importantes para a melhoria do blog.

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Faça seu comentário, deixe sua crítica, dúvida ou alguma sugestão.

Os comentários deste blog são moderados.
Não serão aceitos os comentários que façam propagandas (SPAM), que ofendam os autores do blog ou marcas citadas no post.

  ©Template Original por Dicas Blogger

  ©Modificado por Rodolpho Zippo

TOPO