sexta-feira, 16 de outubro de 2009

A origem do cozimento

Cozinhar ou cozimento?
O cozimento. Sim amigos, se você quer um fator que tornou os homens pré-históricos mais humanos, a prática de cozinhar os alimentos é uma resposta plausível, segundo o antropólogo e biólogo, Richard Wrangham da Universidade de Harvard.
Na revista Scientific American Brasil, Edição Especial: A Descoberta das Origens, você pode conferir a coluna na íntegra sobre a origem do cozimento.



Certamente para que o ato de cozinhar seja consumado é necessário que se tenha o controle sobre o fogo, e de acordo com Wrangham a primeira vez que esse evento aconteceu, foi há 1,9 milhões de anos. O responsável pelo feito? O Homo erectus. Este possuía um crânio 50% maior e caixa torácica e pélvis 50% menor que seus ancestrais, e os dentes também eram bem menores.
Os registros arqueológicos comprovam essa afirmação. Foi durante esse período da pré-história que houve uma grande modificação no tamanho dos dentes, crânio e pélvis dos nossos parentes humanos.
O controle do fogo e o cozimento conseqüentemente, para Wrangham, surgiram por um acaso em um momento de fome do nosso amigo, o Australopithecus (o ancestral mais próximo do Homo erectus) que se alimentava de carne crua.

Na tentativa de tornar mais suave o ato de mastigar essa carne (não era nem de longe parecida com um bife de filé mignon) o Australopithecus socava-a com pedras e dessa forma fez surgir faíscas. Daí para uma boa picanha grelhada é um pulo.
O ato de cozinhar os alimentos abriu um espaço maior na rotina do homem para fazer algo a mais na vida do que passar o dia inteiro mastigando a comida para que então o milagre bioquímico da nutrição acontecesse, e sem fazer dessa necessidade algo que acabasse com o tempo livre para o desenvolvimento de outras atividades e energia do corpo, fatores esses indispensáveis para que a evolução da espécie ocorresse.

Espero que tenham gostado desse post curioso e perspicaz do PopNutri! Até a próxima.

O texto "O Cozimento. Preparar aliamentos usando fogo nos tornou humanos" foi escrito po Melinda Wenner.

Imagens em:


Comentem e compartilhem conosco sobre o que estão achando do PopNutri. As dúvidas, as suas críticas e também as sugestões são importantes para a melhoria do blog.

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Faça seu comentário, deixe sua crítica, dúvida ou alguma sugestão.

Os comentários deste blog são moderados.
Não serão aceitos os comentários que façam propagandas (SPAM), que ofendam os autores do blog ou marcas citadas no post.

  ©Template Original por Dicas Blogger

  ©Modificado por Rodolpho Zippo

TOPO