segunda-feira, 30 de novembro de 2009

A arte gráfica em Educação Alimentar - Parte I

O tema Educação Alimentar vem ganhando cada vez mais espaço na mídia, dessa forma passando a fazer parte da rotina das pessoas preocupadas em cuidar da saúde de um modo preventivo, através da alimentação saudável.

Não há dúvidas de que quanto antes o individuo for estimulado para a prática de uma alimentação balanceada, maior serão as chances dessa prática se tornar um hábito, e se estender ao longo dos anos, sem que haja resistência na experimentação e consumo de alimentos conhecidos como vilão das crianças, como verduras, legumes e frutas, e em casos mais extremos até o arroz, o feijão e a carne, tão comuns no cardápio dos brasileiros, são deixados de lado na hora das refeições.

Colocar em prática o conceito de Educação Alimentar nas escolas significa transformar em novidade algo tão simples e básico para vida de qualquer ser vivo: a necessidade de se alimentar. Fazer com que crianças, logo nos primeiros anos de vida entendam a importância de consumir alimentos variados, pertencentes a todos os grupos de classificação dos mesmos, é uma tarefa que exige muito trabalho por parte de quem está responsabilizado por essa tarefa, de estimular a prática da boa alimentação na infância.

Os primeiros passos para a disseminação dos princípios da Educação Alimentar entre as crianças, deve ser iniciado em casa, com o apoio da família e aprimorado nas escolas com ajuda de profissionais da área, levando em consideração a abertura desse assunto para a interdisciplinaridade, levando em consideração que as artes gráficas constituem uma ferramenta eficiente para essa divulgação.

O tema apresentado nesse post merece mais espaço dentro do PopNutri por isso será dividido em duas partes, com a função de tornar a leitura objetiva e dessa forma chamar a atenção de profissionais que atuam nas mais diversas áreas do ramo e especialmente aqueles que trabalham em escolas e creches, onde problemas como recusa e desconhecimento de alimentos importantes são freqüentes.

Utilizar materiais educativos elaborados especialmente para o público a ser atingido, com ilustrações e personagens representando o tema "nutrição" pode tornar a hora das refeições um momento ainda mais agradável onde os conceitos básicos de uma alimentação equilibrada aprendidos atráves da Educação Alimentar são colocados em prática.

Imagem em: ellementar

Comentem e compartilhem conosco sobre o que estão achando do PopNutri. As dúvidas, as suas críticas e também as sugestões são importantes para a melhoria do blog.

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Faça seu comentário, deixe sua crítica, dúvida ou alguma sugestão.

Os comentários deste blog são moderados.
Não serão aceitos os comentários que façam propagandas (SPAM), que ofendam os autores do blog ou marcas citadas no post.

  ©Template Original por Dicas Blogger

  ©Modificado por Rodolpho Zippo

TOPO