sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Café ou chá? Os novos aliados na luta contra o diabetes



Assim como todos já sabemos, a diabetes do tipo 2 ou diabetes mellitus do tipo 2 é uma doença muito comum, que atinge os indivíduos aproximadamente aos 40 anos. Sua causa se dá pela produção insuficiente de insulina ou pelo mal funcionamento dessa substância ainda que ela seja produzida pelo organismo.

Já sabemos também que uma dieta saudável aliada à prática regular de exercícios físicos deveriam fazer parte da rotina de todas as pessoas, afim de evitar o aparecimento desses tipos de doenças ou então minimizar as conseqüências causadas por essa enfermidades, mas isso não é realidade.

Eis que surge agora uma nova esperança para os portadores de diabetes tipo 2, e a solução mais uma vez pode estar logo ai do seu lado, em cima da sua mesa.

Através de 18 estudos separados feitos com mais de 500 mil pessoas, pesquisadores chegaram a conclusão de que aqueles que ingerem mais café ou chá tem menos chances de desenvolver a doença.

Beber três ou quatro xícaras de café ou chá por dia pode diminuir em até um quinto a chances do aparecimento do diabetes tipo 2 e essa defesa pode ser aumentada em até um terço quando há a ingestão de café descafeinado.

Entendendo melhor

Ainda não se sabe ao certo qual o componente existente nessas bebidas que trás esse benefício para o organismo, mas ele pode estar associado aos antioxidantes ou ácidos clorogênicos e ao magnésio. O fato do café descafeinado aumentar a proteção, deixa visível que a cafeína possivelmente não exerce o efeito em questão.

Se essa substância for detectada poderão ser criados remédios de mesma base e então essa será mais uma saída para os portadores do diabetes mellitus do tipo 2. Para que esse benefício seja realmente comprovado ainda é preciso muitos estudos até que se chegue ao conhecimento do princípio ativo e dos outros fatores que podem levar ao aparecimento da doença, como hábitos alimentares e atividades físicas praticados pelos participantes da pesquisa.

O estudo foi feito pelos pesquisadores da Universidade de Sydney, na Austrália, chefiado por Rachel Huxley chegou a conclusão através dos dados coletados que uma xícara excedente de café diminui os risco do diabetes em até 7%.
Agora é só esperar os resultados das próximas pesquisas.

Lembrete do PopNutri: café ou chá em excesso também são prejudiciais à nossa saúde por isso: moderação sempre.

Leia também: Diabetes tipo 2 x Habilidade Mental

Mais em:
BBC Brasil

Imagem em:Quiprona
LuFrancesa

Comentem e compartilhem conosco sobre o que estão achando do PopNutri. As dúvidas, as suas críticas e também as sugestões são importantes para a melhoria do blog.

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Faça seu comentário, deixe sua crítica, dúvida ou alguma sugestão.

Os comentários deste blog são moderados.
Não serão aceitos os comentários que façam propagandas (SPAM), que ofendam os autores do blog ou marcas citadas no post.

  ©Template Original por Dicas Blogger

  ©Modificado por Rodolpho Zippo

TOPO