sábado, 26 de dezembro de 2009

Feliz ano novo e bons hábitos alimentares



Estamos nos aproximando de mais um final de ano com a expectativa de um ano novo mais próspero e feliz. Comemoramos... E como comemoramos. Festas de Natal e Ano Novo são aguardados por todos. O grande problema é que nesses eventos, um ponto importante muitas vezes é deixado de lado e esse ponto não é nada mais nada menos que a tão comentada, alimentação equilibrada.

Em meio a ceias fartas e elegantes, com pratos que causam água na boca das pessoas através de um aroma quase sempre inexplicável, que falem por mim as papilas gustativas neste momento, perdemos a noção da idéia de calorias e afins e nos deixamos levar pelo prazer da gula.

Entre bebidas, tender assado, peru suculento apitando no forno, frutas cristalizadas, doces e o tradicional panetone, o que sobra em nossa mente sobre a alimentação saudável é promessa que para o ano que esta prestes a nascer nascerá também uma nova dieta, hábitos mais saudáveis e por ai vai.

Pena é que essas promessas contribuem com muito pouco ou quase nada para a saúde dos que acreditam que o amanhã é sempre o dia perfeito para “consertar” tudo aquilo que uma alimentação irregular é capaz de causar no organismo dos mesmos que não entendem o conceito de moderação dentro da área da alimentação.

É claro que não devemos deixar de saborear pratos que aparecem em nossas mesas apenas uma vez cada dose meses, mas nem por isso devemos exagerar na quantidade de alimentos calóricos, gordurosos, ricos em açúcar e com um alto valor calórico.
Esses grupos alimentares citados acima englobam todas aquelas guloseimas e preparações desejadas por todos nessa época e ao mesmo tempo constituem o que conhecemos por alimentos que devem ter seu consumo moderado.

As mesmas mesas que trazem consigo um convite feito dos comes e bebes mais convidativos para quem as observa, deve ser capaz de fornecer opções saudáveis, obedecendo sempre o conceito de alimentação equilibrada, consistente em uma refeição que apresente alimentos dos mais diversos grupos, frutas, legumes, verduras, cereais, para que então os alimentos mais calóricos, com uma dose maior de sódio ou de açúcar não se tornem o único caminho para quem deseja encerrar o ano com um banquete bem farto.
Outro grande problema com que nos deparamos freqüentemente em festas é o excesso do consumo de bebidas alcoólicas.

Esse tipo de produto não é capaz de fornecer nenhum nutriente e nem contribui para um bom estado do organismo, tendo em vista que os reflexos são diminuídos quando acontece a ingestão de bebidas com teor alcoólico.

Além de atrapalhar o processo de nutrição (sabemos que um indivíduo sob efeito de álcool tende a apresentar problemas gastrointestinais durante a ressaca prejudicando muitas vezes a rotina alimentar posterior) ainda pode ser potencialmente causador de intrigas que surgem quando as pessoas não têm um controle perfeito sobre aquilo que estão falando ou dizendo.

É bom saber que as festas não duram para sempre e depois de toda comemoração chega a hora da arrumação, porém “arrumar” o organismo não é uma questão tão simples e nem acontece de um dia para o outro como podemos pensar.

Procure manter sempre acesa a idéia de que os bons hábitos alimentares devem fazer parte da rotina natural das pessoas mesmo em condições como as que são comuns em períodos de festas e férias.

A alimentação saudável deve ser praticada sempre, pois esse pode ser um caminho para um ano novo mais feliz, principalmente para a sua saúde.

Esse texto foi publicado na coluna "Educação Alimentar" no Portal Temperus Gastronômico em 05 de dezembro de 2009.

Confiram no Temperus Gastronômico:
Alimentos industrializados. É isso que você realmente quer?
Como anda a alimentação do brasileiro
A fome nos tempos de sustentabilidade

Comentem e compartilhem conosco sobre o que estão achando do PopNutri. As dúvidas, as suas críticas e também as sugestões são importantes para a melhoria do blog.

1 Comentário:

Dmitry disse...

O pior é quando você é de uma família que prepara um banquete gigantesco e fica ofendida se você come pouco. Isso sem levar em conta que dificilmente existe qualquer opção saudável na mesa.

Assim como muitos, prometo melhorar a partir do dia 2 de janeiro.

Boas festas e que 2010 seja ainda melhor para você.

Postar um comentário

Faça seu comentário, deixe sua crítica, dúvida ou alguma sugestão.

Os comentários deste blog são moderados.
Não serão aceitos os comentários que façam propagandas (SPAM), que ofendam os autores do blog ou marcas citadas no post.

  ©Template Original por Dicas Blogger

  ©Modificado por Rodolpho Zippo

TOPO