domingo, 20 de dezembro de 2009

O estranho paladar das grávidas

Assim que chega uma nova Revista Superinteressante nas bancas, é quase certo aparecer também no PopNutri, um post relacionado à um algum artigo da revista. Dessa vez não foi diferente.

Para todas as leitoras do blog que estão grávidas, saibam agora porque pratos nada convencionais passam a fazer parte das refeições dessas que serão as mais novas mamães do mundo.

O organismo, com o passar do tempo, cria uma espécie de um banco de dados capaz de relacionar os alimentos e seus respectivos nutrientes. Os exemplos citados na matéria original, quando o corpo necessita de cálcio, pedimos leite, quando necessita de zinco, pedimos ovos, ilustra bem essa situação que pode ser chamada de “desnutrição relativa”, algo que fica bem mais evidente nas mulheres grávidas, afirma Jocelem Mastrodi Salgado, professora do curso de Nutrição e Alimentos da USP.

Geralmente no final da gravidez a mulher sofre mais com a anemia, por isso não estranhe se sua mulher que está esperando um filho desejar um belo bife mal passado de madrugada papai, pois este está relacionado como uma fonte de ferro, nutriente essencial para o tratamento desse quadro clínico, explica João César Castro Soares, nutrólogo da UNIFESP.

Com o paladar alterado devido a ação de algumas substâncias como o HCG (gonadotrofina coriônica humana) e a progesterona , que atuam nas funções da gravidez, a composição da saliva é alterada mudando o gosto dos alimentos.
Dessa forma pode ser explicado o fato de comidas estranhas ao paladar da maioria dos indivíduos passar a fazer parte do hábito alimentar das futuras mamães. Até a próxima.

Imagem em:EmPorto

Texto original: Porque as grávidas sentem desejo, de Juliana Calderasi.

Comentem e compartilhem conosco sobre o que estão achando do PopNutri. As dúvidas, as suas críticas e também as sugestões são importantes para a melhoria do blog.

Carol disse...

Já tinha lido e adorado a reportagem. É um assunto muito interessante. E coitadinhos dos futuros papais, que têm que se desdobrar!

Fabi disse...

Adorei o blog! Simplesmente adorei! Além de estar sempre preocupada com a saúde e a boa forma, em 2010 começo a faculdade de nutrição! Então já estou te seguindo aqui tbm! bjos

JosiWoodstock disse...

Fabi obrigado pelo seu comentário, estamos trabalhando para que o PopNutri se torne cada vez melhor.

Postar um comentário

Faça seu comentário, deixe sua crítica, dúvida ou alguma sugestão.

Os comentários deste blog são moderados.
Não serão aceitos os comentários que façam propagandas (SPAM), que ofendam os autores do blog ou marcas citadas no post.

  ©Template Original por Dicas Blogger

  ©Modificado por Rodolpho Zippo

TOPO