segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

O verão e os problemas gastrointestinais


Verão 2010, praia, curtição, petiscos e problemas gastrointestinais?

O verão está ai para a alegria de muitos turistas e principalmente para alegria das bactérias, que encontram nessa estação condições perfeitas para se reproduzirem. Os efeitos dessa reprodução quem sente, pode ser você que está lendo esse post nesse momento.
Uma matéria publicada na Folha Online no dia 26/12 dá algumas dicas para o leitor evitar possíveis problemas gastrointestinais na estação mais quente e chuvosa do ano.
Maria Bernadete de Paula Eduardo diretora da divisão de doenças de transmissão hídrica e alimentar da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, explica que entre dezembro e janeiro as infecções gastrointestinais aumentam em 30% em relação ao restante do ano. As causas para que haja esse aumento de casos não são novidades para ninguém: água contaminada e alimentos crus contaminados ou preparados de forma irregular.

Quando um alimento fica exposto a temperatura ambiente por um tempo considerado após o seu preparo, as chances de que esse seja contaminado por alguma bactéria crescem, por isso procure acondicioná-los de uma maneira que dificulte essa proliferação dos microorganismos obedecendo sempre as características principais dos pratos, como aqueles que necessitam ser refrigerados ou congelados.
A água para o consumo ou preparo dos alimentos deve ser sempre potável, livre de qualquer sinal que possa significar alteração em sua composição natural.
Não adianta culpar as refeições feitas fora de casa por problemas que eventualmente poderão aparecer devido ao consumo de alimentos contaminados, pois o estudo da Secretaria de Estado da Saúde afirma que 27% dos casos de intoxicação alimentar são causadas por preparações feitas nos aconchego de nossa casas.
Veja no infográfico abaixo:

Clique na imagem para ampliar

Editoria de Arte/Folha Imagem

Comentem e compartilhem conosco sobre o que estão achando do PopNutri. As dúvidas, as suas críticas e também as sugestões são importantes para a melhoria do blog.

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Faça seu comentário, deixe sua crítica, dúvida ou alguma sugestão.

Os comentários deste blog são moderados.
Não serão aceitos os comentários que façam propagandas (SPAM), que ofendam os autores do blog ou marcas citadas no post.

  ©Template Original por Dicas Blogger

  ©Modificado por Rodolpho Zippo

TOPO