segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

A arte gráfica em educação alimentar - Parte II

Quando falamos em alimentação não tratamos apenas de uma necessidade fisiológica que nosso corpo precisa e tem que suprir para vivermos e desenvolvermos as tarefas dos dia-a-dia, estamos falando também, do momento que muitas vezes é o único que as pessoas tem para encontrar a família, e então passar uma hora agradável no meio do caos que é a rotina de trabalho e estudo na vida de todos.
Mas com o tempo tão limitado para fazer as refeições sobra ainda um espaço para prestar atenção no que se come e como se come? Sim, e de uma forma mais eficiente quando há a orientação de um educador alimentar.

Mas como fazer isso se tornar realidade, diante da hostilidade que muitas pessoas tratam do tema? Usando a arte e a interatividade na introdução desses conceitos.
A introdução de Arte Gráfica, nesse caso estamos falando de ilustrações, em Educação Alimentar permite-nos a criação de um mundo em que focamos totalmente a alimentação, criando cenários e personagens que servem como meio de divulgação de informações a respeito do assunto. Muitas vezes quando trocamos palavras por figuras ou símbolos que representam a mesma idéia, mudamos a forma com que as pessoas vêem e compreendem a importância do ponto colocado em questão, fazendo com que o próprio indivíduo, neste caso em especial as crianças criem sua versão com o que lhe foi apresentado e por ele entendido. Quando o educador utiliza recursos artísticos para introduzir seus conceitos no meio em que está atuando ele trabalha com o lado emocional das pessoas, e isso faz com que aquele saber que era intransferível, próprio da formação de seus conhecimentos, se torne algo a ser compartilhado através de uma relação afetiva.
A criação de personagens é sem dúvida nenhuma a principal tentativa de estabelecer essas relações, principalmente quando há uma característica física ou psicológica em comum, entre a criação do educador e o público a ser conquistado. Dar vida a seres inanimados, como os próprios alimentos, faz com que a criança desenvolva maior sensibilidade diante de situações que antes não lhe causavam nenhum tipo de reação, pois tudo que possui vida é capaz de interagir-se um com o outro e com o ambiente que é comum aos dois.
Quando transformamos idéias em formas de arte, introduzimos passivamente nosso ponto de vista na capacidade de julgamento das pessoas, fazendo com que elas vejam sentido naquilo que estão sendo expostas ou então criem sua própria conclusão contrária sobre o que lhe foi apresentado. A arte gráfica em trabalhos educacionais devem fazer o papel de condutoras de conhecimento entre quem ensina e que aprende, construíndo laços de amizade que quebrem a barreira que existe, entre educador e o aluno, mostrando a possibilidade enorme de descobertas que existem na troca de informações de ambas as partes.
Em Educação Alimentar é essencial que se busque sempre novidades, tanto em questão de higiene, quanto em formas de preparos e curiosidade sobre os alimentos e quais são os benefícios que eles trazem para a saúde.
O objetivo dessa publicação é popularizar o tema Educação Alimentar, e mostrar o beneficio de uma alimentação saudável na vida de crianças, jovens, adultos e idosos através de uma forma diferenciada, que lhes proporcionem prazer na hora de trazer para a prática o que foi aprendido.

Referencias Bibliográficas:
COSTA, Cristina. Questões de arte: o belo, a percepção moderna e o fazer artístico. 2 ed. São Paulo: Moderna, 2004.
McCLOUD, Scott. Desvendando os quadrinhos. São Paulo: Makron Books, 1995.
____________. Reinventando os quadrinhos. São Paulo: Makron Books, 2006.

Mais sobre Educação Alimentar:

Imagem em:

Comentem e compartilhem conosco sobre o que estão achando do PopNutri. As dúvidas, as suas críticas e também as sugestões são importantes para a melhoria do blog.

Fabi disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Fabi disse...

Muito interessante. Ótimo post! bjs

JosiWoodstock disse...

Obrigado Fabi mais uma vez pelo comentário...Agradeço de verdade sua participação como leitora no blog, opinando sempre sobre as notícias dos posts.
O PopNutri está ai firme e forte para agradar cada vez mais seus leitores e seguidores.

Postar um comentário

Faça seu comentário, deixe sua crítica, dúvida ou alguma sugestão.

Os comentários deste blog são moderados.
Não serão aceitos os comentários que façam propagandas (SPAM), que ofendam os autores do blog ou marcas citadas no post.

  ©Template Original por Dicas Blogger

  ©Modificado por Rodolpho Zippo

TOPO