terça-feira, 19 de janeiro de 2010

A ciência diz. Mas você sempre entende?


“Ser gordo não me impede de ser saudável”, esse lema perdeu sua veracidade depois de um estudo publicado no periódico Circulation, feito na Universidade de Uppsala, na Suécia envolvendo cerca de 1700 jovens senhores por 30 anos. Foi com esse trecho que iniciei a última postagem aqui no blog. Terminei o texto, desliguei o computador e fui ler minha revista SuperiInteressante. Eis que encontro uma matéria com um pequeno resumo o qual reescrevo aqui:

"Todo mundo cresce acreditando que gordos não são saudáveis. Mas os cientistas dizem: obesos podem viver até mais do que aqueles quem pensam estar em dia com a balança."

Depois de ler essa frase fiquei pensativa sobre qual é a verdadeira definição do conceito obesidade e se uma pessoa obesa pode ser considerada uma pessoa saudável.

Você pode ler na SuperInteressante

“Saudável em qualquer tamanho” é assim que a sociedade deve encarrar a luta contra o excesso de peso, de acordo com um estudo que afirma que a preparação física do corpo é o fator mais importante a ser considerado quando levamos em conta situações que definem a expectativa de vida do indivíduo, segundo pesquisa feita pelo Cooper Institute do Texas.

Não podemos negar que hoje a obesidade é considerada um problema de saúde pública e nem ignorar tantas e tantas reportagens que vemos em programas de televisão ou notícias de revistas que mostram como conseguimos cada vez mais chagar a idades avançadas para o que era padrão a pouco tempo atrás. Com o grande número de obesos e pessoas com sobre peso a expectativa de vida deveria ser menor, mas não é.

Fato comprovado

Mais um estudo sobre o assunto agora feito com 1,7 milhões de noruegueses pode confundir ainda mais nossa ideia do que é ser saudável ou não.
Pessoas consideradas “acima do peso” podem viver mais do que aqueles que acreditam não estar envolvidos nesse dilema do “come ou não come” e para aqueles que se sentem gloriosos por fazer parte da classe dos beneficiados pela graça da balança, cuidado, a morte pode bater na sua porta antes de bater na porta do seu amigo gordinho, aquele que você adora sacanear devido aos “pneusinhos” que reinam sublimes no abdome dele.

Fique sabendo

Obesos bem preparados fisicamente tem a mesma taxa de mortalidade que os saradões de desfilam imponentes academias a fora. Agora se você é magro mas não sai do sofá nem para pegar a própria comida, suas chances de “bater as botas” antes são maiores.

A revista também explica

O epicentro do furacão causado pela luta contra o ganho de peso tão comum e presenciada por todos, pode ter uma explicação: produtos para emagrecimento, centros de estética, médicos e especialista que ganham bolsa para pesquisa sobre o assunto pipocam por ai no mundo todo e isso cria um alvoroço naqueles que perdem noites de sono tentando obter um corpo comum apenas nos desfiles de moda.

O PopNutri fica em dúvida mas tem sua posição

Dá para ser gordo e ser saudável ao mesmo tempo? Se isso nem a ciência explica, não seremos nós pobres blogueiros mortais que vamos explicar. O que você pode fazer diante de um dilema como esse? Manter bons hábitos alimentares e ficar em dia com os exames de rotina que detectarão qualquer mudança em seu organismo.

Enquanto isso assista de camarote os vários episódios de:
A Ciência e a Saúde: uma relação confusa demais para a população em geral.

Até a próxima.


Imagem em: Presidência da República

Comentem e compartilhem conosco sobre o que estão achando do PopNutri. As dúvidas, as suas críticas e também as sugestões são importantes para a melhoria do blog.

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Faça seu comentário, deixe sua crítica, dúvida ou alguma sugestão.

Os comentários deste blog são moderados.
Não serão aceitos os comentários que façam propagandas (SPAM), que ofendam os autores do blog ou marcas citadas no post.

  ©Template Original por Dicas Blogger

  ©Modificado por Rodolpho Zippo

TOPO