segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Haiti, nós também sentimos

Ultimamente quando ligamos a TV raramente nos deparamos com uma manchete que não esteja relacionada a desastres causados por uma força maior da natureza, tendo ela interferência do homem ou não.

O terremoto que atingiu o Haiti agora no início de 2010 impressionou até aqueles que não se impressionam mais com o sensacionalismo barato que muitas emissoras utilizam para manter altos pontos no IBOPE.

O PopNutri não é um blog que trata especificamente de tragédias e afins, porém o que chama a atenção de nós meros blogueiros desse humilde espaço na internet, são as condições que ficaram submetidos os sobreviventes desse abalo, principalmente o que diz repeito a alimentação.

Falta comida, sobra condições, se é que podemos chamar isso de condições, higiênico-sanitárias, que proporcionam apenas ambiente favorável pra uma situação, surgimento de epidemias e outras doenças comuns a lugares onde o caos e a falta de organização predominam.
As doações de alimentos são importantes e muitos haitianos dependerão delas para sobreviverem a esse episódio que pegou todos de surpresa, todavia o que vemos agora em imagens e cenas feitas após o tremor é um aumento extremamente significante no número de pessoas, de crianças a idosos, que levam apenas um prato na mão e a esperança de conseguir algo que poderá ser a única fonte de energia do dia. Alimento esse que será devorado talvez em pé, no sol sob ação da poeira e com a paisagem de escombros ao fundo, muito possivelmente com a presença de um cadáver a pouco metros de distância.

Nessa situação sabe-se lá se o alimento consumido já não está contaminado e mais duvidoso ainda se torna a possibilidade de consumir um copo de água, uma fruta ou qualquer outra fonte nutricional adquirida com a própria moeda e produzida em solo haitiano, devido ao preço absurdo cobrado por “pequenos comerciantes”a beira das ruas que vendem tudo que pode ser consumido em condições lastimáveis de comércio. Esse texto não deve se prolongar por muitas linhas mais, nem apresentar hiperlinks com curiosidades e informações a mais sobre o assunto pois ele tem apenas um objetivo, mostrar a preocupação dos autores com relação ao povo haitiano sem pretensão alguma de causar sensacionalismo como o dito no primeiro parágrafo.

O Haiti precisa antes de mais nada de voluntários que possam auxiliar a população em como manter os mínimos cuidados com a alimentação e a saúde, porém extrema necessários na luta contra o perigo eminente causado pelo cotidiano que restou para aqueles que sobreviveram. Fica aqui um pequeno ato de responsabilidade do PopNutri com os sobreviventes do terremoto , ainda que esse seja pequeno demais frente ao acontecimento que chocou todos em 2010.

Imagem em: Revista Facthus e Photos

Crie coragem e comente. Sua opinião é importante para nós os autores do PopNutri.

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Faça seu comentário, deixe sua crítica, dúvida ou alguma sugestão.

Os comentários deste blog são moderados.
Não serão aceitos os comentários que façam propagandas (SPAM), que ofendam os autores do blog ou marcas citadas no post.

  ©Template Original por Dicas Blogger

  ©Modificado por Rodolpho Zippo

TOPO