sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

O iodo e a alergia a frutos do mar: essa relação existe?

Quem tem alergia a frutos do mar, principalmente a moluscos, sofre consideravelmente com a impossibilidade de poder degustar uma das mais saborosas fontes de minerais como o cálcio, o fósforo e o iodo, e também de vitmaninas A, D, B1 e B2.: os peixes de água salgada, moluscos e outras tantas espécies que servem de alimento e aguçam os mais diversos paladares.

Várias vezes quando essa alergia é diagnosticada pelos médicos e especialistas, esses atribuem a ela uma reação causada pelo quantidade de iodo presente em tais alimentos.


E tudo que você sabia vai por água abaixo

Novas pesquisas mostram que que o iodo pode não ser o causador de tal alergia, e sim as proteínas dos animais, defendem os pesquisadores.

Outro dilema para os portadores dessa reação adversa do organismo é a insegurança quando esses são submetidos a exames que necessitam de contraste com base de iodo para serem realizados.
O mais grave é que os médicos ajudam a manter essa idéia de que se existe a intolerância a frutos do mar e possivelmente haverá também reações negativas quando esses entram em contato com substâncias como o contraste, utilizado em raios-x e tomografias computadorizadas.


Você precisa saber

O risco da incidência de algum efeito colateral quando organismo é exposto a um procedimento como o dito acima é de 0,2 a 17%, situação que depende de diversos fatores. Outro ponto importante descoberto através de pesquisas é que alergias de outras origens, como a asma, pode se tornar um fato em potencial causador de reações adversas quando o organismo é submetido a exames realizados com a ajuda de contraste.

Matéria original publicada na Folha Online.

Mais em: Iodo não é culpado por alergias a frutos do mar, diz estudo
Peixes e Frutos do Mar: melhor opção na dieta dos brasileiros

Crie coragem e comente. Sua opinião é importante para nós os autores do PopNutri.

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Faça seu comentário, deixe sua crítica, dúvida ou alguma sugestão.

Os comentários deste blog são moderados.
Não serão aceitos os comentários que façam propagandas (SPAM), que ofendam os autores do blog ou marcas citadas no post.

  ©Template Original por Dicas Blogger

  ©Modificado por Rodolpho Zippo

TOPO