quarta-feira, 16 de junho de 2010

O perigo do consumo de ácool entre menores de 18 anos

Todos sabem que a venda de bebida alcoólica para menores de 18 anos é proibida no Brasil, mas isso em momento algum é capaz de fazer com que apenas adultos consumam este produto, pois é extremamente fácil ver adolescentes e em casos mais graves até crianças segurando alegremente com um copo de cerveja na mão.

Isso é um problema e ele pode ser mais grave do que pensamos de acordo com o estudo feito por Chitra Mandyam e sua equipe do Instituto de Pesquisas Scripps, na Califórnia.

O estudo
Alguns macacos receberam drinks por uma hora, durante 11 meses de suas vidas. Depois foram mortos e seus cérebros viraram objetos de pesquisa para serem comparados com outros cérebros de macacos que não tinham ingerido nenhuma bebida desse gênero.

Resultado
Os primatas que foram induzidos a consumir os drinks apresentavam de 50 a 90% menos células-tronco no hipocampo em relação aos que não beberam.

E no homem...
Os cientistas afirmam que a ingestão antecipada de álcool pelos jovens pode causar uma dependência maior do que se esse consumo for iniciado na idade adulta. Entre os jovens que começam a beber antes dos 18 anos, 41% podem se tornar dependentes contra 11% dos que ingerem bebidas mas no entanto já passaram da maioridade.

Os problemas mais comuns apresentados entre indivíduos viciados em álcool são perda de memória e dificuldades nas habilidades espaciais, pois o consumo freqüente de produtos com teor alcoólico pode interferir nas células-tronco designadas a se tornarem neurônios no hipocampo.

Fica a dica se puderem trocar a vodka, cerveja ou pinga por um copo de suco ou água, mais do que seu estômago seu cérebro será eternamente grato. Até a próxima.

Fonte:
Terra

Imagems: Fiocruz e IguatemiOnline

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Faça seu comentário, deixe sua crítica, dúvida ou alguma sugestão.

Os comentários deste blog são moderados.
Não serão aceitos os comentários que façam propagandas (SPAM), que ofendam os autores do blog ou marcas citadas no post.

  ©Template Original por Dicas Blogger

  ©Modificado por Rodolpho Zippo

TOPO