quarta-feira, 28 de julho de 2010

Amorphophallus titanum: flor com cheiro de carne podre

Sei que com esse post corro o risco de perder meu cargo neste blog pois o editor do PopNutri diz que eu preciso falar mais de comida, de alimentação e de nutrição. Mas vamos lá.

Imagine uma linda flor: grande, colorida,
delicada e bem rara. Imaginaram? Agora adicionem a ela um odor de carne podre. Pronto, e lá sei foi à beleza dessa frase e principalmente dessa flor.

Amorphophallus titanum
é o nome científico da planta também conhecida como flor-cadáver, jarro-titã ou titan arum. Por mais incrível que pareça, ela não é nenhuma experiência mal sucedida feita em algum laboratório por um cientista maluco, seu habitat natural é a ilha de Sumatra, na Indonésia.
Mas o local escolhido por essa criatura em questão desabrochar-se foi o Jardim Botânico de Koishikawa no Japão, isso em 1981. Agora praticamente 20 anos depois ela deu as caras novamente com todo seu charme.


O que interessa
Toda essa excentricidade tem uma justificativa. Pesquisadores afirmam que a flor exala esse odor característico para atrair insetos que depois de ficarem presos nela, transportam o pólen da planta e assim garantem sua reprodução.

Depois de desabrochar as pétalas se fecham e caule central é quebrado e é nesse instante que o pólen é liberado juntamente com os insetos. No jardim Botânico funcionários coletaram o pólen através de uma pequena abertura feita na planta para fertilizar mais exemplares dessa flor.
Parece bem curioso, mas sinceramente, sentir o cheiro da Amorphophallus titanum não deve ser uma experiência muito agradável. Afinal, carne e flores não devem se misturar nunca, principalmente quando se trata de aromas.

Fonte: Terra
Imagem em:
FMKorea.Net

Chaves Papel disse...

Se você perder mesmo o cargo nesse blog, as portas do Chaves Papel estão abertas pra você. hahahaha

E que flor fedida eh (nunca senti o cheiro dela)!

Josi Woodstock disse...

Yeah, agora já me sinto melhor mesmo sabendo que a qualquer momento posso não fazer mais parte do PopNutri, Chaves Papel. Mas sabe que o editor desse blog até gostou do texto, ainda bem.
Ah, obrigado por me abrir as portas do seu blog. Valeu!

Postar um comentário

Faça seu comentário, deixe sua crítica, dúvida ou alguma sugestão.

Os comentários deste blog são moderados.
Não serão aceitos os comentários que façam propagandas (SPAM), que ofendam os autores do blog ou marcas citadas no post.

  ©Template Original por Dicas Blogger

  ©Modificado por Rodolpho Zippo

TOPO