sexta-feira, 16 de julho de 2010

Nuggets com conservantes à base de petróleo

A rede de fast-food McDonald’s, conhecida em todo mundo, mais uma vez está envolvida em, prefiro chamar assim, escândalo nutricional. Um relatório divulgado pela CNN aponta que conservantes à base de petróleo são usados na produção de nuggets de frango.

Diante dessa notícia, administradores da empresa na China afirmam que essa substância quando utilizada na proporção de 0,1 g para 1 Kg de alimento não trás danos a saúde.


Até aqui nehuma novidade. Site e blogs do mundo inteiro foram pioneiros nessa divulgação polêmica, mas texto que segue não tem essa finalidade. Retomo o assunto apenas para lavrar minhas considerações.


Hoje em dia é quase impossível praticar uma alimentação inteiramente natural, pois os alimentos industrializados dominam as prateleiras dos supermercados. A busca por tempo livre também deve ser levada em consideração, afinal de contas cozinhar exige disponibilidade de tempo. Preferimos alimentos de fácil preparo ou então comemos fora de casa. É dentro dessa perspectiva que deve ser direcionada as possíveis soluções para que a comida de cada dia não se torne algo totalmente nocivo à saúde do individuo.


Lanches calóricos, sobremesas e batatas fritas apenas, não suprem as necessidades alimentares do homem. Nem investimentos pesados em propagandas conseguem difundir essa idéia. Não acredita? Procure então uma lanchonete nesses moldes e faça dela sua segunda cozinha. Em poucos dias seu corpo comprovará esse fato.


A demanda por essas refeições é muito grande. Os estoques devem estar sempre cheios. Como fazer então com que alimentos tão perecíveis como a carne dure por tanto tempo sem estragar? A resposta é simples: os conservantes.


A indústria alimentícia não poupa nem a saúde para lucrar. Produtos químicos são adicionados aos alimentos, seja para aumentar seu tempo de vida na prateleira, ou para tornar o alimente aparentemente mais saboroso. Sabemos os riscos aos quais nosso organismo fica exposto, mesmo assim comemos.


Sempre que fatos como estes forem noticiados não se espantem, pois é muito fácil perceber que um delicioso nugget de frango não tem aquele sabor de comida caseira, preparada na hora com temperos naturais. E no fundo é assim que devia ser, mas a realidade é outra.


Se a única opção é se alimentar em locais que comercializam refeições o jeito é procurar o melhor lugar, buscar informações sobre a procedência dos alimentos e escolher pratos ricos em todos os nutrientes, como carboidratos, lipídios, vitaminas e minerais, que são encontrados em carnes, legumes, saladas, leguminosas, cereais e tantos outros. A organização e a higiene são requisitos básicos para comprovar a qualidade do serviço.


Procure sempre alimentos naturais. Você não irá conseguir em todas as situações, mas as chances da Junk Food de se tornar a segunda opção no seu cardápio aumentarão gradativamente e ai se quiserem colocar petróleo no frango que coloquem. Isso não fará a menor diferença para você.


Mais em:
Plox e Debatepronto’s Blog

Imagem em: reddit

irradiandoluz disse...

Excelente artigo.

Não como carne nem junk food há pelo menos 5 anos.

Este é o tipo de artigo que espero dos colaboradores do Irradiando Luz.
Mais sobre isso em breve.

Abração
Gabriel Dread

Anônimo disse...

polpa é diferente de poupa

Rodolpho Zippo disse...

Obrigado "Anônimo", já corrigimos o texto.

Postar um comentário

Faça seu comentário, deixe sua crítica, dúvida ou alguma sugestão.

Os comentários deste blog são moderados.
Não serão aceitos os comentários que façam propagandas (SPAM), que ofendam os autores do blog ou marcas citadas no post.

  ©Template Original por Dicas Blogger

  ©Modificado por Rodolpho Zippo

TOPO