quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Hortulanas, os pássaros que sofrem com a gastronomia de luxo francesa

Essa talvez seja a notícia que publico neste blog que me casou certa repulsa e indignação devido à crueldade escancarada do homem para com os animais, em busca de uma satisfação ridícula: degustar uma mísera quantidade de carne, ou iguaria, como algumas figuras importantes (ricos com seus desejos gastronômicos idiotas) gostam de chamar preparações pouco comum e que levam um ou outro ingrediente especial. Nesse caso, o ingrediente especial é uma pequena ave, que mede apenas 16 centímetros e pesa por volta de 19 a 27 gramas, ou seja, uma criatura sem qualquer chance de defesa.

Os hortulanas, passarinhos canoros infelizmente são os protagonistas desse triste episódio onde ao invés de estarem livres na natureza, soltos em sue habitat natural garantindo a sobrevivência da espécie, são cruelmente atacados, mortos de forma incompreensível para virarem parte de menus de luxo em sofisticados restaurantes franceses e também de Nova York.


Essas aves já são protegidas por lei, no entanto, ainda continuam na mira de caçadores. Parece que enfim as autoridades tomarão medidas mais drásticas contra esses infratores do meio ambiente.


Foi lançado há poucos dias pela
Liga de Proteção dos Pássaros da França, uma ação para destruir as armadilhas que servem para apanhar as hortulanas no distrito de Landes, ao sul de Bordeaux, na região da Aquitânia.
Nesse local os números do crime assustam: são capturadas cerca de
30 a 50 mil aves durante os meses de agosto e setembro, pois nesse período a região é rota de migração para os pássaros que se dirigem a África onde passam o inverno. Outro dado que pasma: a quantidade de exemplares desses pássaros caçados na França é equivalente a população da espécie de países como a Bélgica, Holanda, Alemanha, Áustria e Dinamarca juntos. Apesar desses índices altos de violência contra os animais, apenas 8 multas foram aplicadas no ano passado.

Detalhe deprimente

Depois de apanhados, os hortulanas permanecem vivos por um mês e são alimentados com um tipo de milho que promove o ganho de peso. Isso acontece em um ambiente totalmente escuro. Após essa ocasião os animais são mortos por afogamento em um recipiente com
armanhaque (destilado de uva semelhante ao conhaque), responsável por garantir mais sabor a carne. O hortulana é cozido na própria gordura e é degustado inteiro, nem os ossos são poupados.

Entre as celebridades que consomem esse prato da gastronomia de luxo francesa estão o ex-presidente François Mitterand e o ex-primeiro ministro Alain Juppé.
Esses pássaros canoros são vendidos por 100 a 150 euros, ou seja, um negócio que gera lucro aos envolvidos nessa atrocidade.

Esperamos que seja assim

Os ativistas prometem continuar com as fiscalizações que de modo geral visam à proteção da ave que já tem sua população reduzida em 30% na França. Dizem que esses pequenos seres eram partes do cardápio de reis e que são consumidos até hoje da mesma forma como eram servidos num ritual.

Infelizmente costumes como esses devem ser abandonados quando a vida de outros seres vivos estão envolvidas. É preciso que haja respeito acima de tudo com a vida selvagem, pois essa tradição em momento algum significa superioridade por parte de homens ricos e sim uma pobreza sem fim dos que acham que ter dinheiro é sinônimo de poder acima de todas as leis da natureza.

Salvem os animais! Protejam nossas maiores riqueza, a fauna e a flora. Mostre o quanto você é digno de habitar o mesmo planeta que essas nobres aves e tantas outras espécies habitam. Mostre o quanto evoluído tu és e respeite seus semelhantes. Sem dúvida alguma, desse modo você viverá em paz.

Fonte: G1

Imagem: hlasek

1 Comentário:

Chaves Papel disse...

É um absurdo, povo nojento e cruel!

Postar um comentário

Faça seu comentário, deixe sua crítica, dúvida ou alguma sugestão.

Os comentários deste blog são moderados.
Não serão aceitos os comentários que façam propagandas (SPAM), que ofendam os autores do blog ou marcas citadas no post.

  ©Template Original por Dicas Blogger

  ©Modificado por Rodolpho Zippo

TOPO