quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Ecopo: o copo ecológico

As últimas eleições foram marcadas principalmente por dois fatos vergonhosos, constatados pela população brasileira em geral.
Primeiro: figuras lastimáveis sendo eleitas pelo povo que se diz preocupado com o futuro da nação e em segundo: o lixo das campanhas dessas figuras deixado nas ruas. O pior é que esses aí, ainda falavam sobre sustentabilidade em seus programas... Pobres infelizes.


Bom, sem mais delongas vamos ao que interessa. Enquanto os políticos ajudam a degradar ainda mais o meio ambiente o PopNutri segue na contramão.
Esse artigo é a prova de que a salvação do planeta não é algo utópico e sim uma tarefa que exige paciência e um bocado de dedicação de todos, seja colocando em prática atos sustentáveis no dia-a-dia ou então, desenvolvendo pequenos projetos, grandes o bastante para garantir a todos os seres um lugar melhor para se viver.


Copos ecológicos

Esse produto já é fabricado há mais ou menos 10 anos em países asiáticos e agora ganhou as terras brasileiras, graças a uma empresa que importou a tecnologia e já está na luta para conquistar o mercado Tupiniquim.


O copo é feito com um papel de fibras virgens (para que não haja contaminação do material em hipótese alguma), provenientes de áreas de reflorestamento e revestidos com uma fina camada plástica. Eles são como pequenos envelopes, medindo cerca de
9 centímetros de altura por 6 de comprimento. Sua capacidade é de 65 mililitros. Cada caixa contendo 4 mil ecopos custam a bagatela de 52,00 reais.

A vantagem dos copos ecológicos para o meio ambiente

Um copo ecológico demora no máximo dezoito meses para se decompor o que é uma vantagem imensa se comparado com o tempo necessário para a decomposição de um copo convencional feito de plástico que é de 50 anos. Além disso, não deixa resíduos na natureza. Outro fator positivo é que como o produto ocupa pouco espaço, pois sua embalagem é bem compacta, o transporte e armazenamento são executados com mais facilidade. Na mesma proporção, o volume de lixo gerado pelo descarte dos mesmos também é menor, um benefício que a natureza sem dúvida agradece.

O único pequeno problema é que esse tipo de copinho ainda não é capaz de comportar com sucesso bebidas quentes, pois devido à fina espessura do material com que é produzido, a temperatura do líquido pode queimar a mão de quem o está consumindo.


Os autores do blog apoiam a idéia e incentiva o uso dos copos ecológicos, porque essa simples mudança que parece banal no cotidiano é uma ação sustentável e pode representar uma diminuição considerável de lixo gerado todos os dias pelas pequenas e grandes empresas. Afinal de contas, você já parou para pensar que quantos copos são jogados fora cada vez que um funcionário ou cliente bebe água durante o expediente?


Outro detalhe: como o ecopo é pequeno, a quantidade de água desperdiçada é menor e cada vez que se desejar tomar mais água o mesmo copo poderá ser utilizado, como afirma
Stephano Shin, gerente da empresa que fabrica o produto.

Ecopo
Aqui.

Fonte:
Terra

Leia mais: Pequenos empresários investem em produtos ecológicos para aumentar vendas

Até a próxima...

1 Comentário:

Paulo Roberto [Em Paralello] disse...

Se cada um tiver a responsabilidade de pelo menos cuidar do seu lixo sem dúvida já fará uma grande diferença no planeta.

Quanto aos políticos prefiro nem dizer nada.

Excelente post, muito boa a idéia!

Postar um comentário

Faça seu comentário, deixe sua crítica, dúvida ou alguma sugestão.

Os comentários deste blog são moderados.
Não serão aceitos os comentários que façam propagandas (SPAM), que ofendam os autores do blog ou marcas citadas no post.

  ©Template Original por Dicas Blogger

  ©Modificado por Rodolpho Zippo

TOPO