quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Grilos e larvas servidos na merenda escolar nos Estados Unidos

Essa talvez seja a maneira mais drástica de mostrar as crianças, a diferença entre os alimentos consumidos nas mais diversas regiões do mundo.
Na terra em que o Ronald McDonald’s reina soberano com seu sanduíche que mal serve para tampar o buraco do dente, que dirá matar a fome e nutrir o consumidor, grilos e pequenas larvas são servidos em uma escola com temperos de queijo e bacon. Ou seja, em questão de alimentação, ou é oito ou oitenta.

Professor Michael Cahill, o responsável pela inusitada experiência

Esse fato extraordinário acontece pelo menos uma vez por ano, na escola elementar Robeson, situada no estado de Illinois, nos Estados Unidos, mais precisamente na turma da segunda série do professor Cahill.

Existem duas opções: os alunos que se sentirem menos a vontade com um cardápio tão excêntrico tem pequenas larvas a disposição, enquanto os mais corajosos como o próprio professor, podem se deliciar com os grilos um pouco maiores.
O vídeo mostra bem a expressão das crianças frente a esses alimentos pouco comuns para a dieta ocidental e a primeira vista a experiência parece um sofrível.


Ensinar desde cedo que os alimentos variam de acordo com a região e a cultura de cada povo pode ser uma ideia interessante, capaz de estimular a curiosidade de provar sabores mais desconhecidos, promovendo a descoberta de fontes de nutrientes até então ignoradas pela falta de conhecimento, o que em uma situação de escassez de comida pode até garantir a sobrevivência. Mas, introduzir larvas e grilos na merenda escolar, deve acontecer de forma bem gradativa, deixando a cargo de o aluno provar ou não o que lhe é servido para evitar resultados negativos, afinal não deve ser nada fácil trocar um bife por um inseto.

Fonte: BBC Brasil

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Faça seu comentário, deixe sua crítica, dúvida ou alguma sugestão.

Os comentários deste blog são moderados.
Não serão aceitos os comentários que façam propagandas (SPAM), que ofendam os autores do blog ou marcas citadas no post.

  ©Template Original por Dicas Blogger

  ©Modificado por Rodolpho Zippo

TOPO