segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Mais evidências sobre o canibalismo entre humanos primitivos

Aceitar o canibalismo como parte da conduta de alguns povos, principalmente os primitivos, é assunto capaz de gerar muita polêmica, ainda que muitas vezes este ato pudesse estar relacionado a rituais e não apenas ao consumo do corpo humano para suprir uma necessidade ligada à nutrição e assim, a sobrevivência.

Mais uma evidência mostra sinais de canibalismo em regiões do sudeste da Inglaterra e é justamente isso que você acompanha a seguir, de acordo com uma matéria publicada no jornal Folha de São Paulo.

Segundo a descoberta, marcas de arranhões em crânios que datam de 14, 7 mil anos atrás mostram que a parte superior da cabeça humana era separada do restante do corpo, bem como dos outros tecidos que a ligavam à mandíbula e os olhos, com a ajuda de uma faca feita de pedra, para se tornar uma espécie de tigela utilizada por outros homens para comer e beber.

Além disso, outros esqueletos encontrados em cavernas da Garganta de Cheddar, no condado de Sommerset, no Reino Unido, demonstram que os ossos dos corpos e dos outros animais comuns neste local recebiam o mesmo tratamento.


O que ainda não foi comprovado pelos cientistas é se os humanos eram mortos para serem comidos ou se a morte acontecia por causas naturais, para ai então o cadáver ser abatido. Outra questão que permanece aberta nesta pesquisa é se esses homens faziam parte do mesmo grupo ou não.

Em uma sociedade evoluída como a que vivemos hoje, salve algumas exceções de tribos e povos ainda capazes de viverem praticamente isolados do restante do mundo, o canibalismo é tido como a máxima da crueldade praticada pelos nossos ancestrais. Mas é bom lembrar que a ideia de homem e seu semelhante, e o respeito e regras de convívio que essa relação sugere nem sempre existiu.



Para saber mais acesse BBC Brasil.

1 Comentário:

Eudes Honorato disse...

Hoje em dia é cobra comendo cobra =)

Postar um comentário

Faça seu comentário, deixe sua crítica, dúvida ou alguma sugestão.

Os comentários deste blog são moderados.
Não serão aceitos os comentários que façam propagandas (SPAM), que ofendam os autores do blog ou marcas citadas no post.

  ©Template Original por Dicas Blogger

  ©Modificado por Rodolpho Zippo

TOPO