quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

O supermercado do futuro e o supermercado para pobres

supermercado do futuroEm um supermercado a vida não é nada fácil, tanto no caso dos frequentadores deste local que precisam saber escolher os produtos para economizar e ao mesmo tempo não pecar pela falta de qualidade, quanto para os funcionários que certamente tem uma jornada de trabalho exaustiva.

Eu afirmo isso com a garantia de ser cliente e também de ter passado quase quatro anos da minha vida atrás de um balcão de... Adivinhem quem puder! De um balcão de supermercado.


O texto a seguir trata exatamente desse lugar tão procurado por pessoas de todas as classes em busca de uma boa compra, ou melhor, da diferença exorbitante entre o supermercado do futuro situado na Alemanha e o supermercado para pobres, este localizado na Sérvia.




O primeiro faz parte de uma rede de lojas chamada Metro e todos seus recursos são de ponta. Não há nada mais moderno para o setor que não se encontra no supermercado Real, o supermercado do Futuro.

O monitoramento dos produtos acontece por radiofreqüência, através da tecnologia RFID. As etiquetas podem rastrear o movimento dos mesmos desde o estoque até as geladeiras abertas. No local é possível encontrar também um ambiente personalizado na peixaria que simula sons e cheiro de maresia, esse último através de sprays aromáticos.


RFID market
Para que clientes que como eu, não tem a mínima noção de preparações culinárias que não seja de arroz, feijão, bife e batata frita, há também como imprimir receitas em uma central que fica dentro do estabelecimento.


Outra novidade implantada pela rede é um aplicativo para celular que permite ao usuário criar uma lista de compras utilizando apenas o código de barras dos produtos. Depois de pronta, é só passar o celular no leitor do caixa e comemorar. Tudo pode ser pago sem mais transtornos.


Gerd Wolfram
, diretor-executivo da Metro disse que a loja é um laboratório de testes para essas tecnologias, onde o cliente pode sentir as mudanças que os novos conceitos de equipamentos e ambiente para setor trás. Confirmado a eficiência, outras filiais da empresa passarão a oferecer o mesmo tipo de serviço.


A inauguração do supermercado Real aconteceu em 2008 e de lá para cá as vendas cresceram em até 15% e o número de clientes aumentou 20%.


Do outro lado da moeda (a notícia não é muito recente, mas é interessante), na Sérvia, associações comerciais lançaram um supermercado onde só pessoas com um cartão especial podem fazer suas compras e nesse caso isso não é motivo de luxo. Apenas aposentados, desempregados ou trabalhadores com renda inferior ou equivalente a quantia de seiscentos reais tem acesso a essa espécie de ficha que funciona como um passaporte permitindo ao cliente adquirir o que é vendido ali, pagando até a metade do preço em relação aos outros pontos de comercialização. Todos os produtos disponibilizados são produzidos no país, o que acaba favorecendo no valor a ser pago.


Com a crise econômica mundial a situação da Sérvia que já era conhecida também pela pobreza, se agravou ainda mais. A ideia agradou a população mais pobre, que sem ajuda do governo passava por maus momentos quando o assunto era o sustento da família.


O desfecho deste texto seria mais digno se não houvesse essa diferença nas camadas sociais e todos pudessem se dirigir a um supermercado confortável e mais do que isso, com um poder financeiro capaz de prover as pessoas tudo que elas precisam para viverem com qualidade. E quando digo isso saliento a parte de higiene e da alimentação, extremamente importantes para a saúde de todos. Como isso não é possível o objetivo de ajudar aos mais necessitados, como no caso da Sérvia, deveria servir de exemplo para outras regiões que enfrentam crises do mesmo tipo nos quatro cantos do mundo.


Fonte:
BBC

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Faça seu comentário, deixe sua crítica, dúvida ou alguma sugestão.

Os comentários deste blog são moderados.
Não serão aceitos os comentários que façam propagandas (SPAM), que ofendam os autores do blog ou marcas citadas no post.

  ©Template Original por Dicas Blogger

  ©Modificado por Rodolpho Zippo

TOPO