terça-feira, 29 de março de 2011

Um bife de boi com com sabor de carne de porco... tinha que ser coisa de Argentino

Garçom, um bife bovino suculento com sabor de suíno, por favor?! A primeira vista isso parece meio estranho, mas carne de vaca com sabor de porco é o novo fenômeno que os nossos hermanos argentinos vêm enfrentando quando o assunto é alimentação.

A mudança intrigou os cientistas e sem mais delongas um fato foi apontado como uma causa possível para essa troca de uma das características mais marcantes da carne de vaca, o gosto.

O gado está cada vez mais submetido ao método de engorda em curral ao invés de se alimentar praticamente de grama natural, como acontece quando os animais vivem soltos em pastos. Rações e produtos industrializados, como derivados de sementes oleaginosas, agora fazem parte da dieta dos mesmos. Está na alta concentração de ácidos graxos a resposta para a incógnita no sabor da carne bovina que hoje já é percebida por grande parte dos consumidores argentinos.


De acordo com Enrique Pavan, pesquisador Instituto Nacional de Tecnologia Agropecuária (INTA), quanto maior for à quantidade de óleos de cereais ou oleaginosas na dieta das criações bovinas, maior será a semelhança no paladar com a carne de suínos.

Os argentinos ganharam fama mundial com a qualidade e o alto padrão dos churrascos, marca esta que agora pode estar comprometida, pois cada vez mais, na terra do tango, uma bistequinha suculenta pode ser confundida com uma fatia de picanha assada no sal grosso.

Brincadeiras à parte, a engorda em currais, financeiramente e praticamente falando, pode ser até mais viável, mas e a degustação de um alimento apetitoso e característico, se perderá então?


Fonte:
Folha.com

Imagens: ailtu e Churrasqueiro em Casa

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Faça seu comentário, deixe sua crítica, dúvida ou alguma sugestão.

Os comentários deste blog são moderados.
Não serão aceitos os comentários que façam propagandas (SPAM), que ofendam os autores do blog ou marcas citadas no post.

  ©Template Original por Dicas Blogger

  ©Modificado por Rodolpho Zippo

TOPO